Financiamento de veículos cresceu 6,8% em 2021

Redução na produção de carros 0 km em 2021, levou os usados a responderem por 70% das vendas a crédito no ano passado

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Financiamento de veículos cresceu 6,8% em 2021
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

 

As vendas de veículos com financiamento cresceram 6,8% em 2021 em comparação a 2020 no mercado brasileiro. Foram 5,9 milhões de unidades financiadas, cerca de 375 mil a mais que no ano anterior. Os números foram divulgados pela B3, empresa de infraestrutura de mercado financeiro com sede em São Paulo que opera o Sistema Nacional de Gravames (SNG), a maior base privada do país. A SNG reúne o cadastro das restrições financeiras de veículos dados como garantia em operações de crédito em todo o Brasil.

Os segmentos mais aquecidos em 2021 foram os de veículos pesados e de motocicletas, com crescimentos de 18% e 17,6%, respectivamente, na comparação com o ano anterior. Já o segmento de veículos leves teve alta de 4%, também em relação a 2020.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Ainda segundo a B3, os financiamentos de veículos usados responderam por 70% do total de negócios, o que representou um aumento de 10,7% na participação em comparação ao ano anterior. Os carros de passeio com maior tempo de uso foram os que tiveram mais procura. Modelos com 9 a 12 anos tiveram aumento de 31,5%. Outro dado interessante é que os carros com mais de 12 anos de uso responderam por 71,4% dos financiamentos.

financiamento de veículos

Já o financiamento de veículos novos registrou redução de 1,4%. A categoria de leves teve queda acentuada, de 15%. O principal motivo foi a falta de veículos nas lojas e concessionárias, ainda como reflexo da paralisação ou redução expressiva na produção mundial de fabricantes e fornecedores causada pela pandemia de covid-19. Nesse cenário, a escassez global de semicondutores - item fundamental e presente em todos os veículos atualmente - foi determinante para a redução na produção de veículos.

"Em 2020, os financiamentos de veículos sofreram uma queda brusca, devido à pandemia de covid-19. Em 2021, vimos uma melhora, principalmente no primeiro semestre. Mas a falta de componentes como os semicondutores impactou a venda de veículos novos ao longo do ano e impediu um crescimento mais forte em 2021", analisa Tatiana Masumoto Costa, superintendente de Planejamento da B3.

Embora também tenha sofrido os impactos da crise sanitária mundial, o segmento de motos foi o que se saiu melhor. Em dezembro de 2021, último mês do ano, as vendas financiadas cresceram 8% em relação a dezembro do ano anterior. No mesmo período, o segmento de veículos pesados teve alta de 3%, mas os veículos leves registraram queda de 22%.

Tags:Mercado
Comentários