Financiamento: Veja dicas para não se endividar

Pesquisar, barganhar e se programar são itens importantes antes de fechar negócio e não ficar endividado

  1. Home
  2. Bolso
  3. Financiamento: Veja dicas para não se endividar
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Já sabe o que vai fazer com o 13º? Bom, se você pensar em usar essa grana para comprar um automóvel temos algumas dicas para você não se afundar em dívidas lá na frente, transformando o sonho em pesadelo. Confira!

30%

A primeira é básica. Veja se o financiamento cabe no seu bolso. Especialistas dizem que o ideal é, no máximo, comprometer 30% de sua renda líquida com a parcela do veículo

TAXA

Em alguns casos, taxas de financiamento do seu banco são melhores do que as oferecidas nas concessionárias. Vale a pena comparar e achar juros mais em conta.

DESCONTO

A primeira tática é barganhar ao máximo. Seja por desconto no preço final, na taxa de juros e até nas perfumarias, como protetor de cárter e IPVA, no caso de o veículo ser 0km.

 Financiamento de veículo
Legenda: Financiamento de veículo
Crédito: iStock

 

PESQUISE

Visite pelo o menos três lojas diferentes antes de bater o martelo e fechar o negócio. Mesmo se for da mesma marca, uma pode te oferecer condições melhores que a outra.

ENTRADA

Tente dar a maior parcela de entrada que puder. Além de menos juros, o número de parcelas pode diminuir consideravelmente com uma boa tacada inicial. Se programe para economizar uma graninha por mês antes de efetivar a compra.

3 ANOS

Ano de eleição é ano de incertezas políticas e econômicas para o ano seguinte. Então procure parcelar no menor número de meses possível (claro, respeitando seu planejamento) e, no máximo, em 36 meses. Menos parcelas evitam juros abusivos.

icon photo
Legenda: Financiamento de carro
Crédito: iStock

MAIS DESPESAS

A compra de um veículo 0km traz custos extras: IPVA, seguro, revisões e documentação são alguns deles. Tenha em mente (e um dinheirinho de sobra) para essas despesas.

EM DIA

Tenha os pagamentos feitos em dia. Atrasos mínimos que sejam podem gerar multas e mais juros exorbitantes. Além, claro, de você ter de devolver o automóvel em caso de inadimplência.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors