Ford e GM perdem clientes com fim de Focus e Cruze

Estudo nos Estados Unidos comprova que 42% dos donos desses carros procuraram outras marcas

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Ford e GM perdem clientes com fim de Focus e Cruze
Renan Rodrigues
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Em 2019 Ford e General Motors revolucionaram as suas próprias produções ao abandonarem os tradicionais segmentos de sedãs e hatchbacks nos Estados Unidos, pondo fim aos modelos Focus e Cruze. Aliás, a marca do oval azul só não fez o mesmo no Brasil graças ao bom desempenho do Ka. Já a Chevrolet segue apostando em outros mercados, como prova a nova geração do Onix.

 Chevrolet Cruze 2019 foi o último nos Estados Unidos
2019 Chevrolet Cruze
Legenda: Chevrolet Cruze 2019 foi o último nos Estados Unidos
Crédito: Divulgação
toggle button

A ideia das marcas era fazer o cliente migrar desses segmentos para os SUVs, que por vezes usam plataformas mais simples, possuem custo de produção mais barato, entregam menos equipamentos, mas geralmente são mais caros. Só que o consumidor não caiu nessa, ao menos é o que aponta a análise feita pelo site Edmunds.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Segundo o estudo, que usou como base donos de Ford Focus e Chevrolet Cruze Sport6, 42% dos donos desses veículos não migraram para SUVs. Aliás, 23% dos donos de Cruze deixaram de comprar na Chevrolet e foram para outra marca. No caso da Ford, 33% dos donos de Focus largaram a empresa.

 Ford desistiu de vender versão Active nos EUA por conta de imposto mais alto
Ford Focus Active 2019
Legenda: Ford desistiu de vender versão Active nos EUA por conta de imposto mais alto
Crédito: Divulgação
toggle button

Os clientes ideais, que antes migravam do Cruze para o Malibu e do Focus para o Fusion, seguem na marca. Segundo o Edmunds, 21% dos donos de Cruze compraram um Tracker ou Equinox, enquanto 18% dos proprietários do Focus optaram por EcoSport ou Escape. Ainda assim, as marcas perderam vendas no geral.

Brasil

As condições do mercado brasileiro quase obrigam as marcas a venderem veículos compactos, sejam hatches ou sedãs. Ainda assim, a Chevrolet deverá ter o Cruze por mais dois anos apenas, uma vez que já foi encerrado fora do Brasil. Já a Ford, tirou de linha tanto Focus sedan como o hatch e ainda matou a produção nacional do Fiesta ao fechar a fábrica de São Bernardo do Campo.

Comentários