Fritz Henderson, CEO da GM, é convidado a se retirar

Empresa perde seu segundo CEO em menos de um ano; o primeiro foi Rick Wagoner, que saiu em março
  1. Home
  2. Bolso
  3. Fritz Henderson, CEO da GM, é convidado a se retirar
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A vida da GM no exterior não anda fácil. Depois de desistir de vender a Opel à Magna e de ver a Koenigsegg desistir de comprar a Saab, a empresa perdeu seu segundo CEO este ano. O primeiro a sair foi Rick Wagoner, sucedido por Fritz Henderson, a bola da vez. Henderson será interinamente substituído por Edward Whitacre Jr., mais conhecido apenas como Ed Whitacre.

O novo CEO já confessou não ser um apaixonado por automóveis. Como se diz no meio, ele não é “do ramo”, o que tanto pode ser um problema como uma tremenda vantagem. Antonio Maciel Neto, quando assumiu a Ford, no Brasil, também nunca havia trabalhado no setor e foi o responsável direto pela recuperação da empresa no país. Recuperação que, diga-se de passagem, estacionou depois de sua saída e é suficiente apenas para manter a Ford na quarta colocação do mercado nacional.

Seja como for, a GM afirma que Henderson decidiu se desligar da empresa, o que é bastante suspeito, uma vez que ele poderia ter saído quando o quadro parecia mais negro, durante a concordata da empresa, não agora, que ela parece ter adotado o caminho da recuperação.

À boca pequena, o que corre é que Henderson se indispôs com o conselho da empresa ao sugerir a desativação da Saab, empresa que não será vendida à Koenigsegg, mas que ainda tem interessados. Desativar uma marca, segundo consta, é uma alternativa mais cara do que vendê-la.

Para reforçar os rumores, uma filha de Henderson, Sarah, soltou o verbo na rede social Facebook e disse, não exatamente nos termos mais educados, que seu pai tinha sido convidado a se retirar e que Whitacre é um “m.... egoísta” que quer comandar a GM sozinho. Considerando o anúncio da interinidade de Henderson, isso soa mais emocional do que de acordo com a realidade.

A versão mais aceita sobre o caso é que a GM precisa de um choque de cultura para voltar aos trilhos e não repetir os erros do passado. Se o homem que vai fazer isso é Whitacre, só o tempo dirá.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de carros de bom preço?

Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0

Leia também:

De Tomaso, mãe do Pantera, estará de volta em 2011

Koenigsegg desiste de comprar a Saab

Doblò 2010 chega com preços do modelo anterior

GM desiste oficialmente de vender Opel à Magna

Voyage e Gol aderem ao câmbio I-Motion

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors