A média diária de vendas de carros em outubro foi a pior desde 2008, não chegando a nove mil unidades: foram 8.819 por dia, num total de 185.200 unidades, o que revela mais um mês fraquíssimo considerando o volume histórico. A queda em relação a outubro no ano passado foi de 36,4% (quando foram vendidos 291.411 carros e comerciais leves). Houve queda também em relação a setembro, de 3,8%.
No acumulado de janeiro a outubro foram vendidos 2.067.000 carros e comerciais leves, contra 2.695.650 unidades no mesmo período do ano passado, queda chega a 23,3%.
As vendas baixas provocaram mudanças também no ranking por marcas. A GM passou a Fiat e fechou o mês como líder de mercado. Vendeu 30.320 carros e marcou uma participação de 16,4%, contra 29.430 unidades da italiana (15,9%), que continua líder no acumulado do ano.
A grande mudança foi o crescimento da Hyundai, que vendeu 16.925 carros no mês e atingiu 9,1% de participação, números que a fizeram conquistar, pela primeira vez na história a quarta posição entre as marcas mais vendida no País, superando a Ford, tradicionalmente quarta colocada. A Ford ficou com 8.8%, vendeu 16.240 carros.
CLASS.
MARCA
UNIDADES
PART.%
1º
GM
30.341
16,4
2º
FIAT
29.429
15,9
3º
VW
25.636
13,8
4º
HYUNDAI
16.925
9,1
5º
FORD
16.239
8,8
6º
RENAULT
13.767
7,4
7º
TOYOTA
13.425
7,3
8º
HONDA
12.515
6,8
9º
JEEP
5.743
3,1
10º
NISSAN
4.497
2,4
11º
MITSUBISHI
2.847
1,5
12º
PEUGEOT
2.286
1,2
13º
CITROËN
2.150
1,2
14º
MERCEDES-BENZ
1.858
1
15º
BMW
1.603
0,9
16º
AUDI
1.420
0,8
17º
KIA
840
0,5
18º
LAND ROVER
829
0,5
19º
CHERY
393
0,2
20º
LIFAN
387
0,2
A Renault, que perdia para a Toyota até o penúltimo dia do mês, recuperou-se e fechou outubro com, 3.770 e 7,4% das vendas, deixando as japonesas para trás.