GM usa PDV e contratações para otimizar sua produção

  1. Home
  2. Bolso
  3. GM usa PDV e contratações para otimizar sua produção
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Demandas de mercado e a alta do dólar vêm fazendo a General Motors do Brasil repensar sua produção para torná-la mais eficiente. Isso exigiu da empresa a reestruturação de suas operações, com a contratação de novos funcionários nas fábricas com demanda crescente, como São Caetano do Sul e Gravataí, e o desligamento na unidade menos exigida, São José dos Campos, onde a multinacional adotou um plano de demissão voluntária, mais conhecido por PDV.

O objetivo do programa é que 960 funcionários optem por ele, com vantagens financeiras variáveis de acordo com o tempo de contratação de cada um, e ele começou a valer no dia 30 de maio, vigorando até o dia 6 de junho. Uma adesão maciça ao programa evitará a necessidade de demissões propriamente ditas, que devem ocorrer devido à desativação de dois turnos de produção, até o final de julho: um na linha de carros de passeio a do Corsa, cujo trabalho será absorvido pela linha de comerciais leves, e outro na área de embalagens para CKD.

Na outra ponta, o lançamento do Celta Sedan, previsto para o início de 2007, fará com que a empresa tenha a necessidade de mais 970 pessoas trabalhando na fábrica de Gravataí. Nem todas serão empregados da empresa, visto que parte das contratações será realizada pelos sistemistas, ou seja, pelos fornecedores da GM. Os salários, em Gravataí, também são mais baixos que em São José dos Campos, característica dos chamados “green fields”, ou fábricas em regiões novas, como a da Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná, e a da Ford em Camaçari, na Bahia.

Em São Caetano, as contratações, 300 ao todo, serão para os setores de design e engenharia da Chevrolet, que serão agora os responsáveis globais pelo desenvolvimento de veículos comerciais médios para as empresas da marca.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors