Algumas montadoras estão sofrendo para, pelo menos, não perder mais do que a média do mercado.
Manter a participação num momento em que as vendas estão caindo 20,9% (janeiro a maio) já seria um grande negócio, mas nem todas as marcas estão conseguindo isso.
As maiores vítimas são as grandes montadoras. Donas de 57,5% do mercado interno no período janeiro-maio do ano passado, Fiat, GM e Volkswagen já perderam, juntas, seis pontos percentuais este ano, enquanto assistem algumas concorrentes nadarem de braçada contra a corrente e aumentar a participação no mesmo período, casos da Honda, Toyota, Ford e Hyundai (veja quadro).
Líder de vendas, a Fiat foi a marca que mais perdeu este ano, caindo de 21,8% (291.001 unidades) para 18,8% de participação, com apenas 200.011 unidades até maio: 91 mil carros a menos.
A Volkswagen vendeu 66 mil carros a menos que janeiro-maio do ano passado, caindo de 17,5% para 15,6% e a GM perdeu 1,1 ponto de participação (caiu de 17,7% para 16,6%).
Citroën, Peugeot, JAC, Kia e Mitsubishi e Chery também perderam participação (veja tabela).
A Honda foi a marca que mais aumentou a participação este ano. Em cinco meses a japonesa conquistou nada menos do que 1,8 ponto percentual, subindo de 3,8% para 5,6%. Resultado obtido não apenas pelo sucesso do novo HR-V, mas pelas boas vendas de todo o portfólio de produtos da empresa. A Honda já vendeu este ano 59.567 unidades.
A Ford foi a única das marcas tradicionais que cresceu este ano, aumentando a participação de 9,09% para 10,7%, graças principalmente às boas vendas do Ka, que foi renovado e lançado no segundo semestre do ano passado. A Ford vendeu este ano 113.999 unidades.
Toyota (com aumento de 1,5 ponto de participação) e Hyundai (passou de 6,7% para 7,7%) também aumentaram consideravelmente sua participação no mercado interno.
Outras cinco marcas ampliaram a presença no bolo do mercado: a Nissan, com as boas vendas do March, Versa e Sentra. A Jeep, em apenas um mês vendeu mais de mil unidades do Renegade. Além das três marcas alemãs de luxo – Mercedes-Benz, Audi e BMW - que, juntas, conquistaram 0,55 ponto percentual, vendendo juntas quase 20 mil carros até maio.
Quer dizer, a crise não é generalizada: enquanto alguns perdem, outros se sustentam e outros, ainda, com bons produtos e boas estratégias, fazem sucesso em plena crise.
POS.
MARCA
PART.% 2014
PART.% 2015
P.P.%
1º
HONDA
3,84
5,59
1,8
2º
FORD
9,09
10,7
1,6
3º
TOYOTA
5,23
6,72
1,5
4º
HYUNDAI
6,75
7,74
1
5º
NISSAN
1,91
2,33
0,41
6º
JEEP
0,06
0,43
0,37
7º
MERCEDES-BENZ
0,43
0,67
0,24
8º
AUDI
0,38
0,6
0,22
9º
BMW
0,45
0,55
0,1
10º
LIFAN
0,13
0,2
0,07
11º
TROLER
0,03
0,09
0,05
12º
LAND ROVER
0,27
0,31
0,04
13º
VOLVO
0,1
0,15
0,04
14º
SUZUKI
0,19
0,22
0,03
15º
SUBARU
0,03
0,06
0,03
16º
GEELY
0
0,03
0,02
17º
RENAULT
6,94
6,95
0,01
18º
DODGE
0,1
0,11
0,01
19º
MINI
0,08
0,08
0,01
20º
SMART
0,01
0,02
0,01
21º
LEXUS
0,01
0,02
0,01
22º
FOTON
0
0,02
0,01
23º
JAGUAR
0,01
0,01
0,01
24º
PORSCHE
0,02
0,03
0
25º
CHANA
0,01
0,01
0
26º
IVECO
0,12
0,11
-0,01
27º
SHINERAY
0,03
0,02
-0,01
28º
JINBEI
0,02
0,01
-0,01
29º
RELY
0,04
0,02
-0,02
30º
SSANGYONG
0,04
0,01
-0,02
31º
HAFEI
0,04
0,01
-0,03
32º
MITSUBISHI
1,78
1,73
-0,05
33º
CHERY
0,29
0,24
-0,05
34º
KIA
0,75
0,68
-0,07
35º
JAC
0,32
0,22
-0,1
36º
PEUGEOT
1,48
1
-0,48
37º
CITROËN
1,91
1,25
-0,66
38º
GM
17,71
16,58
-1,12
39º
VOLKSWAGEN
17,49
15,66
-1,83
40º
FIAT
21,85
18,78
-3,07
Fonte: AutoInforme