Guia de compra - BMW Série 5

Comece 2007 em grande estilo: considere a compra deste luxuoso sedã, agora mais acessível como usado!
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Alexandre Ramos
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- A BMW tem como norma denominar sua família de veículos por siglas. A série 5, de ano-modelo 1996 a 2003, é conhecida internamente por E39 e representa um modelo com excelente relação custo-benefício no mercado de usados. Além disso, é um dos poucos carros disponíveis que apresentam uma versão blindada de fábrica. A BMW Série 5 tem no 528i e no 540i as versões mais populares, equipadas respectivamente com motor de seis cilindros em linha, 2,8 litros de cilindrada e 193 cv e V8 de 4,4 litros e 286 cv.

No primeiro ano de importação desses modelos, não havia acabamentos diferenciados por siglas e cada carro poderia ser diferente do outro. A partir de 1997 existem duas versões de acabamento para cada uma delas, sendo que a mais luxuosa é conhecida como High-line. O que as diferencia são detalhes como rodas, sistema de som, teto de chapa ou com vidro solar, acabamento etc. Todas as unidades disponíveis no Brasil contam com bancos e interior de couro, rodas de liga-leve, sistema de abertura das portas por telecomando, bancos, espelhos, vidros e travas com controles elétricos e controle de velocidade, entre muitos outros itens. E é justamente a quantidade de equipamentos, aliada à marca BMW, que torna a Série 5 um carro interessante.

Em 1998 o motor de seis cilindros passou por mudanças e deixou o carro bem mais ágil, embora com apenas 1 cv a mais 192 cv para 193 cv. Nesse mesmo ano a BMW iniciou a comercialização dos modelos 540i blindados de fábrica os Protection, além da versão station wagon Touring. Em 2001 a Série 5 passou por alterações na dianteira, com a adoção dos faróis apelidados “angel eyes” as luzes de estacionamento são aros que se acendem, em vez das convencionais lâmpadas, pelos novos pára-choques e detalhes de acabamento. A versão 528i deixou de existir e em seu lugar entrou a 530i, com o motor de seis cilindros agora ampliado para 3 litros de cilindrada e 231 cv. Em 2003 a E39 deixou de ser produzida para dar lugar à nova Série 5.

Para quem deseja um bom desempenho, mas sem grandes gastos com gasolina, a opção deve recair sobre o motor de seis cilindros. Com quase 200 cv, oferece um bom rendimento sem que a conta no posto quebre o dono do carro. Já a versão equipada com motor V8 tem pouco menos de 300 cv à disposição, o que a torna um veículo rápido e extremamente agradável de dirigir. O pênalti fica por conta do consumo – dificilmente se consegue rodar mais de 5,5 km/l na cidade.

Um item interessante na hora da compra é o tipo de transmissão a ser escolhido. Na versão 528i existe a possibilidade de optar por câmbio manual ou automático, ambos de cinco marchas, sendo que este último possui sistema Steptronic acionamento manual, tipo seqüencial. É bom saber que as versões com câmbio manual chegam a ser de 10% a 20% mais baratas que as equipadas com câmbio automático, mas são bem mais difíceis de vender.

Já a versão 540i, top de linha e equipada com motor V8, é encontrada somente com câmbio automático com sistema Steptronic. Existem algumas unidades no país equipadas com câmbio manual, mas são muito raras apenas cinco veículos e não podem ser computadas como opção no mercado de usados.

Comprando um Série 5 usado
A primeira dica que vale na hora de comprar um carro desses é fugir dos 528i com câmbio manual, pois são bem mais difíceis de vender, embora sejam mais ágeis que os modelos com câmbio automático. Existem ainda pouquíssimas unidades do 540i equipadas com câmbio manual no Brasil, embora na Europa fossem oferecidas normalmente. Esses carros são extremamente raros e difíceis de vender, mas muito bons para dirigir.

Quando se fala em Série 5 é necessário verificar com cuidado a existência de folgas e ruídos na suspensão dianteira, geralmente provocados por buchas e batentes gastos. A brincadeira pode sair cara. Em algumas unidades à venda os LEDs do painel de instrumentos e mesmo do sistema de som podem apresentar falhas, com caracteres sem a perfeita visualização. Numa oficina paralela o conserto desse defeito fica entre R$ 450,00 e R$ 600,00.

Com relação ao câmbio automático, veja se os engates ocorrem sem trancos e se o sistema não patina entre uma marcha e outra, ou em subidas íngremes. Aproveite para checar o nível e estado do fluido da transmissão. Ao ligar o rádio, veja se todos os canais estão funcionando por igual, pois um problema nesse módulo faz com que os canais fiquem desprogramados cada vez que se desliga o sistema de som. Nas concessionárias é um problema que pode custar mais de R$ 3 mil para ser resolvido.

A peça onde ficam os controles dos bancos, localizada ao lado dos assentos dianteiros, se solta e faz com que os controles parem de atuar. Existe ainda a possibilidade de defeito puro e simples no próprio módulo de controle dos bancos. Cheque se todas as regulagens estão funcionando e se todos os motores estão atuando.

Blindado de fábrica

Entre os anos de 1998 e 2003 a BMW disponibilizou unidades da Série 5, mais especificamente do 540i, blindadas de fábrica. Na verdade o veículo era blindado em uma oficina autorizada pela fábrica e possuía todas as garantias de um modelo original, uma vez que já nasceu para ser blindado. Com isso o 540i Protection, como era denominado, já vinha sem teto solar, sem as máquinas dos vidros traseiros, colunas das portas em aço balístico e, naturalmente, revestimentos e vidros à prova de balas. O carro é cerca de 350 quilos mais pesado que um 540i sem blindagem, mas os 286 cv do motor V8 dão conta do recado.

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