Guia de compra - Volkswagen Passat II

Leia aqui os melhores conselhos para a compra deste hatch que fez história no Brasil
  1. Home
  2. Bolso
  3. Guia de compra - Volkswagen Passat II
Alexandre Ramos
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Em 1979 a VW do Brasil VWB promoveu o primeiro face-lift da linha Passat desde 1974, adotando a frente dos modelos Audi 100 fabricados na Alemanha. Para quem achava que o desenho era nacional, é mesmo uma surpresa. Mas o fato é que o carro ficou bem mais bonito nas versões mais baratas, mas o mesmo não se pode dizer do TS, bem mais atraente na versão anterior. Mas isso não quer dizer que não tenha ficado bonito também. Segundo a VW, os faróis melhoraram em 20% a capacidade de iluminação do Passat, quando comparado á versão anterior, de 1978, com apenas dois faróis LS.

Além da frente, o Passat ganhou pára-choques com ponteiras plásticas nas extremidades, uma tendência naquela época. A Brasília as teria em 1978, o Corcel II em 1980. A traseira se manteve basicamente a mesma, assim como o interior. No painel de instrumentos, o velocímetro passou para o lado direito e recebeu uma marcação na velocidade de 80 km/h, então a máxima no país. O volante também era novo, de menor diâmetro e aro mais grosso, com excelente empunhadura; as portas receberam descansa-braços, até então inéditos na linha. Bom notar que os bancos altos eram opcionais desde o lançamento na versão LS e esse fato não mudou para a 1979. Pela primeira vez o Passat era disponível com a cor interna azul como opcional.

O Surf, que surgira em 1978, foi relançado na linha 1979, com a mesma proposta: acabamento diferenciado, bancos com tecido xadrez, pára-choques pretos, para um público mais jovem.

Em 1980 a mudança ficou por conta dos encostos de cabeça, que passaram a ser separados dos bancos e não mais integrados, como eram desde sua introdução na linha em 1977.

Em 1981 surge o Passat a álcool, com motor de 1,5 litro, mas a má notícia é que o TS a álcool também passou a usar o mesmo motor do LS, pois a VW ainda não tinha o 1.6 a álcool pronto. Nesse ano a VWB deixou de exportar muitas unidades do chamado Passat de cinco portas era um quatro portas, mas com a tampa do porta malas incorporando o vidro traseiro, como nos Passat três portas lançado em 1977. Esses carros nunca foram oficialmente lançados no Brasil, mas há alguns por aí remanescentes desse lote, que foi vendido no mercado nacional via concessionária.

Em 1982, o TS recebe o motor 1.6 a álcool, mas apenas uma pequena série saiu de fábrica assim equipada. Neste mesmo ano-modelo é lançado o Passat Série Especial, limitada a 1.200 unidades. Disponível nas cores cinza metálico e verde metálico, vinha com o visual do LS, mas a mesma motorização do TS. Os pára-choques eram pintados na cor da carroceria e apresentavam ponteiras retráteis falsas um acessório popular na época, numa semelhança com as encontradas no Porsche 911 de 1974 em diante. Esse ano marca a última aparição do Passat antes de seu terceiro e penúltimo face-lift, que aconteceria no ano seguinte.

Comprando um Passat usado

Da mesma forma que os Passat mais antigos, é difícil achar no mercado de usados um modelo em boas condições nos dias atuais. Entre os colecionáveis dessa fase estão a Série Especial e o TS com motor 1.6 a álcool original de fábrica, ambas de 1982. O Surf, de 1979, também já não é fácil de encontrar, pela quantidade de produção diminuta. De qualquer forma vale a pena saber que o Passat sempre, desde o começo de sua produção no Brasil, sofreu de uma certa falta de resistência à corrosão, que se espalhava pelas longarinas dianteiras havia um furo inexplicável nelas, que fazia com que a água entrasse, mas não pudesse sair..., caixas de ar laterais e traseiras. A lata era frágil e demanda cuidados extremos para manter. Na hora de comprar um usado, não esqueça de verificar o estado do veículo nessas áreas, até mesmo por dentro do porta-malas, aproveitando para checar se nenhum reparo de má qualidade foi feito para esconder a ferrugem. Boa sorte!

Gosta do Volkswagen Passat?

Então escolha aqui o modelo mais adequado para você:

Volkswagen Passat

Procure todos os Guias de Compra aqui!

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors