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Trazido do México em março de 2007, o Sentra vinha com três versões, todas equipadas com motor 2.0 16V com controle de abertura de válvulas variável que extraía bons 142 cv. A mais simples 2.0 já era bem equipada com direção elétrica, airbag duplo, CD player com entrada para MP3, freios ABS com auxílio EBD e piloto automático. O câmbio de seis marchas era manual, mas havia também o automático CVT, disponível opcionalmente na intermediária S, que recebia a mais rodas de alumínio de aro 16 (opcional na 2.0), faróis de neblina e computador de bordo. A top SL, contava com airbags laterais e de cortina, bancos em couro, sistema de som com disqueteira para seis CDs da Premium Rockford Fosgate e teto solar. Um acessório interessante é o sistema Divide-N-Hide, uma divisória do porta-malas com quatro ganchos de fixação que permite isolar ou ocultar a bagagem, disponível na S e SL. Há a opção de retirá-la cuja capacidade do porta-malas passa de 371 para 442 litros. Em novembro do mesmo ano a Nissan lançou a série limitada Sentra 3 Américas – em homenagem à expedição feita pelo jornalista brasileiro Paulo Rollo e a fotógrafa Jeanne Look - com produção de apenas 240 unidades. A diferença ficava por conta do sistema de som mais sofisticado com disqueteira de 6 discos Rockford Fosgate, amplificador (embaixo do banco do passageiro) e mais dois alto-falantes adicionais.
A versão flexível só chegaria em agosto de 2009 com a potência ampliada para 143 cv, tanto a gasolina quanto ao etanol. Na lista de equipamentos de série a mais simples ganhou rodas de aro 16 com calotas, na S passou a oferecer entrada para iPod no sistema de som e a SL ganhou a opção de controle de áudio no volante. Dois anos depois, a linha ganhava um novo sistema de som e a top SL passava a contar com câmera auxiliar para as manobras de marcha a ré. Foi em 2011 que também chegava a série especial Unique, limitada a 300 unidades e oferecida apenas na cor preta. Baseada na versão SL, a exclusividade contava com faróis e lanternas escurecidos, rodas exclusivas de alumínio de aro 16, bancos, bancos, painel e acabamento de portas na cor bege, além de tapetes acarpetados na cor marrom com o logotipo UNIQUE e a ponteira de escapamento cromada. De olho no público jovem, no mesmo ano a Nissan colocava no mercado a série especial SR. Com 800 unidades produzidas, a principal diferença deste modelo ficava por conta das saias laterais, para-choque traseiro com desenho esportivo, aerofólio com luz de freio em LED e lanternas e faróis com máscara negra. Para 2012, viria a Special Edition que Edição Especial) da linha 2013 do Sentra. O modelo tinha como base a versão S, porém com o pacote de equipamentos da versão top de linha SL tais como: direção elétrica com assistência variável, computador de bordo, ABS com distribuição eletrônica de frenagem EBD, CD-Player com MP3, airbag duplo frontal, câmbio CVT, chave inteligente I-Key, rodas de alumínio aro 16, volante com controle de áudio e Bluetooth, tela colorida de 4,3 polegadas no painel, módulo amplificador com oito alto-falantes e dois subwoofers, bancos de couro e câmera de ré.
DE OLHO NA COMPRA
Se você pretende ter um sedã com bom porta-malas, mas também não abre mão de um bom nível de equipamentos, o Nissan Sentra pode ser uma opção interessante e que não vai lhe apertar no orçamento. Saiba que por menos de R$ 35.000, não é difícil você comprar um 2009 equipado com airbags duplo, computador de bordo, freios ABS com distribuidor eletrônico de frenagem (EBD), CD player, câmbio automático de variação contínua (CVT) e até piloto automático. Quer mais vantagens? O preço do seguro é um dos mais baratos dos segmentos de sedãs médios. Em contrapartida, é o modelo que mais sofre desvalorização, de acordo com agências especializadas em análise de mercado.
Mas isso não impede de ser um mau negócio, já que o modelo de longe é o mais bem equipado do seguimento, tem excelente porta-malas e ainda de quebra se você comprar um modelo do ano 2012, ainda tem mais um ano de garantia pela frente. Por falar em ano, dê preferência aos modelos com motores flex – fabricados a partir de 2009 que têm maior procura no mercado de usados.
Na parte interna, cheque o acabamento que é feito de um plástico bem sensível e não são difíceis de ser encontrados riscos nos acabamentos de portas, colunas e até mesmo por dentro do porta-luvas. A dica é aplicar um silicone ou algum produto específico para renovar plástico. Os bancos, por sua vez, com o tempo apresentam ruídos que são decorrentes de folgas ou atritos entre peças de metal. No caso do traseiro, basta aplicar feltros ou borracha autoadesivos (vendidos em lojas especializadas) embaixo do assento. Já nos dianteiros, dependendo do caso, uma simples aplicação de desengripante pode resolver o problema.
Na hora do test drive, dê atenção redobrada ao conjunto da suspensão. No caso dos amortecedores, em específico, verifique se há trancos ou ruídos que podem ser dos coxins dianteiros gastos. No caso da coluna de direção, há relatos que apresentaram folgas e ruídos com menos de 15.000 Km. Por fim, dê atenção se a unidade em vista (modelos feitos a partir de 2008) passou pelo recall do cilindro mestre dos freios que pode apresentar vazamento do fluido, informado ao condutor por meio de uma luz no painel. A consequência é a perda progressiva da capacidade de frenagem. Outro chamado envolve os modelos produzidos em 2010 os quais foram diagnosticados um defeito no revestimento do parafuso do conector do terminal da bateria podendo ocorrer queda de tensão, o que causaria danos ao módulo. Em alguns casos, o motor também pode entrar em pane. Portanto, cheque com atenção se o antigo dono efetuou todos os serviços. Boa compra!
OUTRA OPÇÃO É: RENAULT MÉGANE
Se você faz questão de um porta-malas maior e não liga se ele já deixou de ser fabricado, pense também em um Renault Mégane. Ele é mais bem acabado e possui um dos maiores porta-malas do segmento com 520 litros - só perde para o Vectra - e peças mais baratas por ser um modelo fabricado no Brasil. Além de tudo, oferece a maior rede de concessionárias autorizadas e isso significa flexibilidade e comodidade para o cliente.
Com todos estes atributos, o Mégane ainda custa mais barato, mesmo considerando a versão intermediária Dynamic 2.0 16v, com a mais simples do Sentra, a 2.0 16v. Custam R$ 24.715 e R$ 28.315, respectivamente, ambos de 2007.
Mas pelo outro lado, o Sentra oferece seguro mais barato, maior oferta de equipamentos desde a versão mais simples e projeto mais atualizado.
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