O Renault Logan foi lançado em junho de 2007 em três versões: a básica Authentique, que já vinha com conta-giros, mais ar quente, controle interno dos retrovisores, banco do motorista com regulagem de altura, terceira luz de freio, iluminação no porta-malas e desembaçador traseiro era exclusividade da intermediária Expression. Ambas eram equipadas com motor 1.0 16v flexível de 77/76cv. A top Privilège - equipada somente com motor 1.6 16v de 112/107 cv - agregava direção hidráulica, bancos em veludo, vidros elétricos nas quatro portas, faróis de neblina, rodas de aro 15, luz de leitura para o passageiro e computador de bordo. O ar-condicionado era disponível opcionalmente para todas as versões, porém na direção hidráulica e vidros e travas elétricas só para a Expression e CD player, rodas de liga e airbag duplo na Privilège. Em outubro do mesmo ano, apareceria a 1.6 8v de 95/92 cv, disponível com os mesmos acabamentos das outras opções de motor.
A série especial UP só chegaria em 2009. De série vinha com o pacote Pack - oferecido como opcional na versão Expression – que incluía ar-condicionado, direção hidráulica, vidros dianteiros elétricos, travas elétricas das portas e do porta-malas, sistema de travamento automático das portas a partir de 6 km/h, alarme, além da exclusividade do CD-Player com reprodução de MP3 e comando na coluna de direção. Esteticamente, a diferença ficava por conta das rodas de aro 15, frisos na cor do carro e nova padronagem do tecido dos bancos.
No ano seguinte, o sedã da Renault recebia a sua primeira e leve reestilização incorporando nova grade, para-choques e faróis. Na traseira, novas lanternas, para-choque e tampa traseira. Na parte interna, uma melhora significativa ocorreu nos botões dos vidros elétricos que saíram do painel e foram para as portas, dando melhor ergonomia ao motorista e passageiro. A top Privilège deixava de ser oferecida, restringindo apenas a Authentique, com propulsor 1.0 16V e Expression, com opções do 1.0 16V ou 1.6 8V. Na lista de itens de série, a única mudança era da Expression que passava a contar de série com ar quente e desembaçador traseiro, mas ar condicionado, vidros e travas elétricos, direção hidráulica, volante com regulagem em altura, faróis de neblina e computador de bordo, freios ABS e duplo airbag eram opcionais. Na opção com motor 1.6, havia ainda rodas de alumínio de aro 15, trio elétrico, CD player com MP3 e comandos no volante.
GUIA DE COMPRAS
A linha 2012 chegava em agosto de 2011 com as opções do câmbio automático de quatro marchas e motor 1.6 16V para a Expression. Já a Authentique perdia esta última opção se restringindo apenas a motorização de 1 litro. A série especial Advantage viria em outubro de 2011 com apenas 2.600 unidades produzidas. Baseada na Authentique, a série contava apenas com ar-condicionado na lista de opcionais.
Em novembro de 2013 o sedã da Renault estreava a segunda geração completamente reformulada. Com desenho mais atualizado, era oferecido nas versões Authentique, Expression e Dynamique. A de entrada, já vinha com airbag duplo, ABS, EBD (distribuição eletrônica da força de frenagem), brake light, rodas de alumínio de aro 15. De opcionais estavam direção hidráulica e ar-condicionado. Na Expression tinha a mais o ar-condicionado (1.6 8V Hi-Power), direção hidráulica, CD player com MP3 2 DIN + USB + Bluetooth, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas das portas, alarme, computador de bordo, ar quente, banco traseiro rebatível 1/1, desembaçador traseiro, mas ar-condicionado (1.0 16VHi-Power), sistema Media NAV 1.2 com GPS e câmera de ré integrados e sensor de estacionamento só eram comercializados sobre encomenda. Na top havia os mesmos equipamentos da versão Expression mais, rodas de liga leve aro 15, faróis de neblina, vidros elétricos traseiros, piloto automático, limitador de velocidade, luzes indicadoras de direção nos retrovisores, comando elétrico dos retrovisores, banco rebatível 1/3 e 2/3 e volante revestido em couro. Entre os opcionais, Media NAV 1.2, sensor de temperatura externa, ar-condicionado automático e sensor de estacionamento.
DE OLHO NA COMPRA
Feliz do dono que compra um sedã pequeno com espaço interno e porta-malas de até 510 litros - superior ao de um de segmento maior - sem pagar a mais por isso. Se você se animou, é bom começar a olhar o Renault Logan com outros olhos. Nem todo mundo está de acordo com o visual antiquado e de formas quadradas, mas ele se supera em vários quesitos que acabam favorecendo a preferência entre a concorrência.
Outro mérito é o seguro barato. Para um Logan Authentique Hi-flex 1.0 16V 4P - 2009/2009 custa R$ 2.075 reais - 38% menos que o de um Voyage do mesmo ano. Porém a desvalorização tende a ser maior em comparação ao Fiat Siena, Chevrolet Classic e VW Voyage.
Todas as versões têm boa oferta no mercado de usados, mas apesar de óbvio, não custa alertar para fugir das que não possuem ar-condicionado e direção hidráulica, mais difíceis de ser revendidas. Outra dica, e talvez a mais importante, é evitar as unidades equipadas com GNV, que podem ter sido utilizada por taxistas, que como lógica, costumam estar muito rodadas. Na dúvida, evite a compra!
Não deixe de verificar também o estado das pastilhas de freio que costumam ter a durabilidade precoce, com casos reportados com menos de 10.000 km rodados. Acabamentos como, por exemplo, painéis, maçanetas internas e guarnições de portas e borracha de para-brisa costumam se soltar com facilidade. Falando nos painéis de instrumentos, não é difícil apresentarem ruídos, bem como os forros de porta, devido ao mau isolamento acústico. Se a origem dos barulhos vier de alguma destas partes, um simples reaperto dos parafusos ou aplicação de feltro adesivo onde estiver com atrito podem resolver o problema. No marcador de combustível, não é incomum apresentarem falhas na leitura. A causa deste problema crônico na maioria das vezes está na boia, ou mesmo na bomba. Os bancos são frágeis conforme alguns donos do modelo reclamam. Em alguns casos, o tecido começa a desfiar. Uma solução para protegê-los é a utilização de capas que podem ser encontradas em lojas de acessórios automotivos. Por falar neles, cheque o estado dos tecidos que são fáceis de apresentarem manchas.
Na parte externa, veja com atenção o estado dos espelhos e maçanetas, mais especificamente nas versões mais simples que não tem estas peças pintadas. Acontece que com a exposição ao sol, elas tendem a manchar com certa facilidade. Uma solução simples para recuperá-las é a aplicação de produtos específicos que recuperam a cor original destas peças plásticas.
Por fim, verifique se o modelo em vista já passou por todos os recalls. Um deles ocorreu no final de 2007 quando a Renault convocou os proprietários a levarem as unidades afetadas nas redes autorizadas para verificação e substituição, se necessário, das rótulas axiais da caixa de direção. De acordo com a montadora, poderia causar ruído e possível desacoplamento do sistema de direção do veículo. Além deste, o modelo já passou por outros chamados envolvendo os seguintes itens: freio de estacionamento, automatizador dos vidros elétricos, trava do pedal do freio, caixa de direção hidráulica e travas das válvulas de admissão e de escape de motor. Na dúvida, ligue para a Rede de Concessionárias Renault, que consta no site www.renault.com.br, ou pelo 0800 055 5615 e verifique através do número do chassi se foi efetuado o serviço. Olho vivo nestes detalhes e boa compra!
OUTRA OPÇÃO DE USADO É: FIAT SIENA
Ele é dono de um interior com acabamento superior, melhor relação custo-benefício e ainda de quebra possui menor desvalorização em relação ao Renault. Se você faz questão de um bom porta-malas de 500 litros, certamente, o Siena vai saber agradar. Tudo bem que o do Logan possui 10 litros a mais, porém o banco traseiro não rebate, impossibilitando carregar um objeto mais comprido, por exemplo.
Na lista de itens opcionais, dependendo da versão, é possível ter rádio com MP3, airbag lateral, banco do motorista com regulagem elétrica de altura, painel bicolor e veludo nos bancos.
Por outro lado, o Logan é o que leva três ocupantes no banco traseiro com mais conforto, além de oferecer a “cesta básica” de peças mais baratas.
Consulte preços de carros novos e usados na Tabela Fipe e WebMotors.



Email enviado com sucesso!