GWM Tank 300: 3 razões para levar e 3 para passar

SUV 4x4 híbrido do tipo PHEV é o lançamento mais recente da GWM no Brasil; mas será que ele é um bom negócio para você?

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Evandro Enoshita
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Com preço de tabela de R$ 339 mil, o GWM Tank 300 combina atributos que normalmente não são vistos em um mesmo produto. É um SUV híbrido plug-in e de porte médio - mas ao mesmo tempo tem visual, chassi e sistema de tração de um 4x4 raiz.

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    Dito isso, será que o Tank 300 é uma boa para quem gosta da longa autonomia dos híbridos plug-in? Ou será que é melhor para quem quer jogar o carro na lama com - boa - dose de conforto? Confira a seguir alguns pontos que podem pesar a favor - ou contra - sua compra.

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    O GWM Tank 300 tem porte de SUV médio e pegada 4x4 raiz
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    GWM Tank 300: 3 razões para levar e 3 para passar

    Razões para comprar

    1. É um off-road raiz

    O Tank 300 foi pensado para aqueles que criticam os "SUVs de shopping". Além do visual aventureiro, tem chassi como o de picapes médias e sistema de tração 4x4 com diferencial central e reduzida.

    Isso sem contar a série de recursos tecnológicos pensado no uso off-road e também a possibilidade de usá-lo como gerador de energia elétrica. É um carro que pede para ser jogado no meio do mato.

    Dimensões externas fazem com que o Tank 300 não seja incômodo no uso urbano
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    2. Porte médio

    Até a chegada do Tank 300, quem queria um 4x4 raiz zero-quilômetro tinha que - obrigatoriamente - comprar um SUV grande. Carros que não são exatamente práticos no uso urbano.

    Com porte de SUV médio, o 4x4 da GWM combina dimensões externas ainda bastante civilizadas para a cidade e também uma cabine com mais espaço que, por exemplo, em um Suzuki Jimny Sierra.

    Acabamento interno e bom pacote de equipamentos estão entre os pontos positivos do modelo
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    3. Equipamentos de série

    Mesmo que você curta mais a estética aventureira que a aventura em si, o Tank 300 ainda te atende. A lista de equipamentosé bem completa, assim como o nível de refinamento de rodagem.

    A lista inclui ar-condicionado de duas zonas, vidros acústicos e bancos dianteiros climatizados, com ajustes elétricos, massagem e memória de posição, além da multimídia com tela de 12,3 polegadas.

    Apesar das dimensões externas, o Tank 300 tem cabine mais próxima dos SUVs compactos
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    Razões para repensar

    1. Espaço interno

    Se uma cabine ampla é importantíssima para você, então é melhor procurar outro modelo. Apesar do porte médio, o Tank 300 tem espaço para os passageiros mais próximo ao de um SUV compacto.

    O mesmo vale para o porta-malas, que tem 360 litros de capacidade. Na mesma faixa de preço e de dimensões externas, uma opção mais espaçosa é o Jeep Commander Blackhawk (R$ 340.990).

    2. Autonomia

    Apesar de ser um híbrido plug-in (PHEV), o Tank 300 é pensado mais para oferecer um desempenho impressionante dos dois motores do que para fazer um tanque render por quilômetros e quilômetros.

    Mesmo com alcance de 75 quilômetros no modo elétrico, o SUV é dependente da recarga externa e se torna gastão quando o motor a combustão é usado para gerar eletricidade. Quer um híbrido plugado capaz de fazer render - muito - um tanque? A alternativa é o BYD Song Plus Premium (R$ 299.800).

    O Tank 300 é um daqueles plug-in que exige recargas constantes na rede elétrica
    Crédito: Ricardo Rollo/WM1
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    3. Custo de manutenção

    Não que isso seja exatamente problema para quem vai desembolsar quase R$ 340 mil em um carro. Mas é preciso ter em mente que um 4x4 raiz é mais complexo - e consequentemente mais caro - de se manter do que um SUV mais urbano.

    No caso do Tank 300, o custo das quatro primeiras revisões é 38,5% superior ao dos modelos da linha Haval H6. Se você não precisa de um automóvel lameiro, uma alternativa na mesma marca é o Haval H6 GT, de R$ 325mil - afinal, ninguém gosta de gastar dinheiro à toa.

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      Tags:GWM
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