Honda desenvolve sistema de airbag para motocicleta

Equipamento será disponível nos EUA na moto Gold Wing
  1. Home
  2. Bolso
  3. Honda desenvolve sistema de airbag para motocicleta
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Honda anunciou o lançamento do sistema de airbag exclusivo para motocicletas. O novo mecanismo vai equipar a Gold Wing e estará disponível para os consumidores norte-americanos no primeiro semestre de 2006.

Segundo a Honda, o sistema reduz o impacto do motociclista em uma colisão frontal. Possui um módulo composto por airbag e inflador, sensores de choque, para monitorar as alterações de velocidade, e um dispositivo denominado ECU Eletronic Control Unit, responsável por realizar o cálculo que determina o momento exato do choque.

O acionamento ocorre por meio de quatro sensores, localizados no garfo telescópico dianteiro, que são responsáveis por identificar a mudança na aceleração causada pelo impacto, além de transmitir os dados para o ECU, que determina o tempo necessário para o airbag ser inflado. Por fim, o dispositivo envia um código eletrônico para o inflador, que instantaneamente responde ao comando.

A Honda realizou estudos de crash-teste no Real World Crash Test Facility, no Japão, com tecnologia de simulação computadorizada, e um boneco na posição do piloto para a análise do funcionamento da motocicleta durante a colisão. Os resultados do crash-teste não foram divulgados.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors