Em algumas concessionárias é possível encontrar um desconto de R$ 20 mil sobre o valor final da versão única do Honda ZR-V, a Touring, vendida no Brasil desde o final do ano passado.
Portanto, de R$ 214.500, o modelo pode ser encontrado por R$ 194.500. Por esse valor, ele custa menos que um Honda HR-V Touring, topo de linha, que hoje custa oficialmente R$ 199.800.
O desconto tem motivo: a linha 2025 do SUV médio está perto de ser lançada e a marca precisa zerar os estoques existentes - ótima oportunidade, então, para quem está interessado em um ZR-V.
Com bom espaço interno, porte e muita personalidade, o Honda ZR-V é outro concorrente de Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, Caoa Chery Tiggo 7, GWM Haval H6 e cia.
Ele tem motor quatro cilindros 2.0 16V aspirado, que consome apenas gasolina. É o mesmo propulsor usado no mercado dos Estados Unidos, onde é chamado de "HR-V".
São 161 cv de potência e 19,1 kgf.m de torque. O câmbio é automático CVT com sete marchas simuladas.
Em performance, está longe de ser o mais empolgante. Mas esse não é o desejo da Honda, diga-se. Com motor 1.3 turboflex de 185 cv de potência e 27,5 kgf.m, o Jeep Compass entrega desempenho superior.
A posição de dirigir é muito boa. Ele não cansa. Com ajustes elétricos para o banco do motorista e regulagens de altura e profundidade da coluna de direção, é fácil "vesti-lo", independentemente da altura do motorista.
A amplitude da altura do assento é o que mais chama a atenção, permitindo uma posição baixa, similar (mas ainda alta) à de um sedã; ou mais alta, como em um SUV.
O volante tem excelente empunhadura. E a assistência elétrica deixa tudo mais confortável, como um legítimo carro feito para o tradicional cliente de utilitários dos Estados Unidos.
Ponto positivo para o acerto das suspensões independente McPherson na dianteira e independente multilink na traseira. O ZR-V consegue ser firme, evitando oscilações da carroceria em curvas mais fechadas ou frenagens bruscas, ao mesmo tempo em que absorve bem imperfeições do asfalto.