Será que vale a pena comprar um Hyundai HB20? O hatch é atualmente o modelo compacto mais vendido no mercado brasileiro. No acumulado entre janeiro e agosto, dados da Fenabrave apontam que quase 62 mil unidades foram emplacadas por aqui.
Desde o início de agosto, está disponível nas concessionárias a linha 2023 do HB20, que estreou uma reestilização profunda na dianteira e traseira, acompanhada de novos equipamentos de série.
Procurando o novo Hyundai HB20? Clique aqui e confira as melhores ofertas na Webmotors.
Para te ajudar na escolha, reunimos a seguir três razões para comprar e três para "passar" o compacto da marca sul-coreana. Confira abaixo também o vídeo do nosso teste com o HB20 Platinum Plus.
Na versão de topo Platinum Plus, o Hyundai HB20 tem um pacote de assistentes eletrônicos de condução bem completo para um automóvel compacto do mercado brasileiro.
Além do monitor de pontos cegos, o hatch sai de fábrica com assistente de manutenção e de centralização em faixa, alerta de tráfego cruzado na traseira, além da frenagem autônoma com capacidade de detectar pedestres e ciclistas.
Para ficar melhor, só ficou faltando mesmo o controle adaptativo de velocidade de cruzeiro - recurso que já começa a chegar aos compactos.
Apesar de alguns deslizes, como a ausência de faróis de LED mesmo na versão de topo, o Hyundai HB20 agrada pela boa lista de equipamentos.
Na configuração Platinum Plus, o hatch tem, além do pacote tecnológico citado acima, multimídia com tela de 8 polegadas e pareamento sem fio, carregador de celular por indução, ar-condicionado automático, bancos com revestimento parcial em couro, faróis com acendimento automático e controlador automático de velocidade.
Mas desde a versão de entrada Sense o modelo já tem um bom conteúdo em itens de segurança e conforto: airbags laterais e de cortina, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica e ar-condicionado são itens de série.
O motor 1.0 aspirado de 80 cv já agrada pelo bom rendimento. Mas quem valoriza o prazer ao dirigir deve optar pelo 1.0 turbo de 120 cv, que pode ser combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Com injeção direta e duplo comando variável de válvulas, convence pelas respostas ágeis e pelo fôlego em baixas rotações. É combinado ainda a uma direção precisa e comunicativa, e a um conjunto de suspensão com acerto bem equilibrado.
Colabora também para essa sensação de satisfação ao volante a ótima posição de dirigir. O HB20 tem bancos com ajuste de altura e direção com ajustes de profundidade e altura em boa parte das versões.
Convencido de que o novo Hyundai HB20 é o carro ideal para você? Então clique aqui e encontre as melhores ofertas na Webmotors.
Com entre-eixos de 2,53 m e comprimento total de 4,02 m, o Hyundai HB20 oferece espaço interno apenas razoável para passageiros, principalmente para as pernas dos ocupantes do banco traseiro.
Com isso, quem precisa de espaço interno mais amplo deve buscar concorrentes como o Chevrolet Onix e o Honda City Hatchback.
Por outro lado, o porta-malas tem 300 litros. Essa capacidade está entre as maiores oferecidas por um hatch compacto no mercado brasileiro.
Não que seja gastão. Mas o HB20 fica um pouco atrás dos concorrentes diretos Chevrolet Onix, Honda City Hatchback e Volkswagen Polo em consumo de combustível.
Na comparação entre as versões de topo, o HB20 Platinum Plus registra média de consumo rodoviário (com gasolina) de 14,4 km/l.
Já o Polo Highline anota 15,1 km/l, mesma marca do Onix Premier, enquanto o Honda roda até 14,8 km/l com um litro de combustível.
A reestilização visual acabou com a polêmica grade frontal do HB20 de segunda geração, que ganhou apelidos engraçadinhos como "boca de bagre".
Por outro lado, o carro ganhou lanternas traseiras totalmente novas, ligadas por uma faixa central que tem iluminação parcial em LED.
No geral, o HB20 ficou bem mais bonito com as mudanças. Mas há quem não tenha aprovado as novas linhas traseiras do modelo.