Indústria mantém ritmo de crescimento

  1. Home
  2. Bolso
  3. Indústria mantém ritmo de crescimento
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Apesar de não estarem crescendo como a indústria automobilística gostaria, as vendas de carros novos se mantiveram em crescimento no mês de abril, de acordo com a Anfavea Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores. Comparado com o mês de abril de 2005, o deste ano sofreu uma queda absoluta de 5,7%, mas ela é apenas aparente, visto que abril teve um número menor de dias úteis e muitos feriados.

Comparando os primeiros quadrimestres de 2005 e 2006, neste ano as vendas aumentaram em 7,4%. As vendas de importados, com o real forte em relação ao dólar, também cresceram um bocado: 17,3% em relação ao ano passado, com tendências a aumentar, com as importações de novos modelos do México por preços muito competitivos.

A participação de veículos com motores flexíveis caiu 1,2 ponto percentual, mas essa é outra tendência possivelmente temporária, já que toda a produção nacional caminha em direção a essa tecnologia, mais ainda com a saída de linha do Santana e a conversão dos motores que faltam, inclusive os japoneses, ao consumo do etanol.

Apesar da tendência de estabilidade, o presidente da entidade, Rogélio Golfarb, ainda expressa preocupação com as exportações. Com o dólar em baixa e caindo, os volumes de vendas para o estrangeiro estão ameaçando acompanhá-lo. Para evitar o quadro, as indústrias vêm trabalhando em redução de custos e em maior eficiência de produção. Vale dizer que, apesar da situação preocupante, as exportações continuam a crescer. “Temos de trabalhar com eficiência para enfrentar o tsumami chinês e mexicano”, disse Golfarb.

Outros assuntos que circularam na coletiva de empresa convocada pela entidade foram os cortes de pessoal na Volkswagen, que a entidade não comenta, e a questão do gás natural. Outro tema de interesse foram as negociações do Mercosul sobre o acordo automotivo, mas a Anfavea afirma que elas estão apenas começando.
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors