Inflação do Carro em alta

Preços de produtos e serviços subiram 0,94% em agosto
  1. Home
  2. Bolso
  3. Inflação do Carro em alta
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Depois de duas quedas seguidas e uma alta insignificante em julho, a Inflação do Carro, medida pela Agência AutoInforme, subiu 0,94% em agosto. Foi a segunda maior alta do ano e agora custo para usar o carro ficou 3,45% mais caro nos primeiros oito meses do ano. A pesquisa apura o custo dos itens necessários para o motorista andar e manter o carro no dia a dia.

Os combustíveis, que são responsáveis pela maior parte dos gastos com o carro, ficaram mais caros. A pesquisa de agosto mostrou alta de 0,13% no preço da gasolina e de 2,02% no preço do álcool. Mas, de janeiro a agosto, tanto os combustíveis acumulam queda no preço gasolina; -0,87% e álcool; –13,22%.

Outro item que pesa no bolso do motorista, o seguro do carro, ficou 0,97% mais caro.

Dos produtos usados para andar de carro, os que mais subiram de preço foram a pastilha de freio +4,04%, lona de freio +4,21% e correia dentada +3,30.

Também ficaram mais caros os serviços de estacionamento +6,14% e lavagem do carro +4,26%.

Mille é o segundo mais vendido em agosto
A surpresa do ranking de vendas de agosto é a segunda colocação do Fiat Mille, que passou o Palio e o Celta. O Gol permanece em primeiro, fato que se repete há 17 anos. Em agosto foram vendidas 14.399 unidades do Gol e o Mille atingiu 11.839. O Celta, terceiro colocado, vendeu 10.918 unidades e o Palio caiu da segunda para a quanta posição, com 10.839 unidades vendidas.

Entre os veículos comerciais leves, a
Strada abriu larga vantagem sobre a segunda colocada, a Montana que subiu uma posição. A Fiat aumentou em 15% as vendas da Strada e totalizou 4.162 unidades. Bem atrás, a picape da GM vendeu 1.618 unidades e a Hilux, que ocupou a segunda colocação nos dois últimos meses, ficou em terceiro, com 1.251 unidades. Mas a picape da Toyota continua liderando com folga o ranking do segmento das médias.

Nas dez primeiras posições do ranking figuram seis modelos hath pequenos, dois sedãs, uma picape e um utilitário esportivo.

O médio mais vendido no País é o Corolla que ocupou a 12a. posição com 3.772 unidades vendidas. A liderança das minivans é da Meriva que é a 23a. com 1.565 unidades. A Hilux lidera o segmento de picapes médias. A perua mais vendida é o Palio Weekend.

As vans mais vendidas são a Fiorino e a Kombi.
____________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors