International Engines comemora centenário

Aniversário de 100 anos ocorre em agosto
  1. Home
  2. Bolso
  3. International Engines comemora centenário
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-

A International Engines South America, líder em tecnologia e exportação de motores diesel no Mercosul, vai comemorar em agosto o centenário de criação de sua marca. A empresa, que em 2001 registrou faturamento de US$ 6,8 bilhões é resultado da associação estabelecida no dia 12 de agosto de 1902, da McCormick Harvesting Machine Company com outras fabricantes de equipamentos agrícolas, que deu origem à International Harvester Company.

Durante sua existência, a International realizou programas de investimentos em inovações tecnológicas e em produtos. Dos equipamentos agrícolas, ampliou a sua linha com a inclusão de caminhões a partir de 1907 e, em 1922, lançou seu primeiro modelo de ônibus escolar, o "School Bus", que se tornou tradicional nos Estados Unidos. Em 1933, a empresa passou a fabricar o D-40, primeiro motor diesel para o setor automotivo.

Com a gradativa ampliação de atividades, em 1945 a International adquiriu uma moderna instalação de engenharia aeronáutica, em Melrose Park, no estado de Illinois onde está localizada a sede atual da empresa, para ampliar o seu projeto de motores diesel. Em 1986, redefiniu a sua estratégia de atuação, passando a concentrar atividades na produção de motores diesel, caminhões e ônibus, ocasião em que mudou a razão social para Navistar International Corporation.

Como consequência de sua atuação no mercado e da constante preocupação com o desenvolvimento de motores, em 1994 apresentou seus modelos eletrônicos e também introduziu a tecnologia "Green Diesel", com a qual obteve redução superior a 90% em emissões de materiais particulados. No ano seguinte, promoveu um novo realinhamento das atividades, com a criação de duas empresas independentes: o International Engine Group, exclusivamente dedicado ao desenvolvimento e produção de motores e, a International Trucks, para a fabricação de caminhões e ônibus.

Divisão sul-americana do grupo, a International Engines South America conduz os negócios e o desenvolvimento de motores na planta de São Bernardo do Campo região da Grande São Paulo e a produção nas fábricas de Canoas Grande Porto Alegre e em Córdoba, na Argentina. Nessas unidades, a International Engines produz o moderno Power Stroke 2.8L, primeiro com sistema de alimentação TGV turbo de geometria variável, utilizado na pick-up Ford Ranger, assim como o HS 2.5L, para o Land Rover Defender, no Brasil e na Inglaterra. Esse motor também é utilizado na pick-up rural Matra, lançada na última Agrishow 2002, na cidade de Ribeirão Preto SP.

Outros produtos International são o Power Stroke 7.3L V-8, utilizado nas pick-ups F-250 e nos caminhões F-350, exportados pela Ford para o mercado australiano, e a versão T444E, que equipa o tradicional "School Bus", da International Trucks, nos Estados Unidos.


O International Engine Group é a maior empresa mundial na produção de motores diesel com potência entre 160 e 300 cv. Além de uma ampla linha, recentemente anunciou o lançamento do VT 365, um V-8 considerado o mais avançado diesel da atualidade, com gerenciamento eletrônico, tecnologia "Common Rail", turbo EVRT turbo de geometria variável com controle eletrônico e os mais baixos níveis de emissões e de ruído, além de economia de combustível entre 10% e 15% em relação à geração anterior. Esse novo motor terá versões "high speed", para aplicação na linha de pick-ups F-250, da Ford, e também "heavy-duty", para os caminhões Ford, da Série F, e caminhões e ônibus International.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors