Jaguar a diesel faz 1.609,7 km com um tanque no Reino Unido

  1. Home
  2. Bolso
  3. Jaguar a diesel faz 1.609,7 km com um tanque no Reino Unido
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Morra de inveja dos europeus, brasileiro. Lá no Velho Continente, onde os motores a diesel são permitidos para carros de passeio, há exemplos de economia e baixas emissões de combustível. Um dos mais recentes foi um Jaguar XJ, topo de linha da marca britânica, que, com um motor a diesel, percorreu 1.609,7 km com um tanque apenas, para 85 litros de gasóleo.

O XJ 2.7 TDVi foi da cidade de John O’Groat a Land’s End, distância de 1.351,8 km, com um consumo médio de 18,9 km/l. De Land’s End até a sede da empresa, em Midlands, o carro seguiu sem abastecer, percorrendo os 1.609,7 km antes de o tanque ficar completamente seco.

Além de muito econômico, o carro é extremamente leve para seus 5,22 m de comprimento, 1.659 kg. Isso se deve a sua carroceria, inteiramente construída em alumínio.

Apesar de parecer heresia que um Jaguar use um motor a diesel, a alta qualidade desses propulsores tornou o choque menor para os puristas, que também tiveram de se acostumar com versões de tração dianteira e até perua, no X-Type. Até dos tradicionais defeitos elétricos a marca se livrou, dando um enorme salto de qualidade.

Para nós, brasileiros, resta assistir, de longe, aos benefícios e vantagens que os novos motores a diesel andam oferecendo para consumidores do mundo todo. E torcer para que nossa matriz energética e de transportes um dia permita que também tenhamos acesso a esse tipo de vantagem, mais econômica e menos poluente. Quem sabe o biodiesel não nos ajuda a chegar lá?

Confira as opções de Jaguar anunciadas no WebMotors
_______________________________
E-mail: Comente esta matéria

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors