Kia EV5: conheça os concorrentes do SUV elétrico

Novato da marca sul-coreana vai disputar clientes de elétricos menores e dos modelos híbridos; veja quais

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Evandro Enoshita
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O Kia EV5 é o primeiro modelo elétrico da marca sul-coreana no mercado brasileiro. Um SUV de porte médio, com motor de 217,5 cv de potência e autonomia de 402 quilômetros, que estreia com preço de R$ 399.990. E quais serão os concorrentes desse novato por aqui?

Esse novo elétrico da Kia disputará os clientes de outros SUVs elétricos de menor porte e também enfrentará modelos híbridos de porte semelhante, de marcas generalistas e premium.

Confira a seguir cinco desses concorrentes do Kia EV5 na lista a seguir. Você ficaria com o novato da marca sul-coreana ou partiria para um dos outros eletrificados da faixa dos R$ 400 mil?

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O Kia EV5 é um SUV médio de visual futurista e que pode rodar mais de 400 quilômetros com uma carga
Crédito: André Deliberato/Webmotors
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Kia EV5: veja os concorrentes do SUV elétrico

Audi Q5

Na versão de entrada Prestige 45 TFSI, o Audi Q5 é mais barato (R$ 398.990) e até maior que o EV5. São 4,68 metros de comprimento, ou 6 cm a mais que o SUV da Kia. Mas o conjunto motriz é um ponto polêmico, pois o modelo da marca alemã é um híbrido leve de 12 Volts.

Ou seja: o motor 2.0 a gasolina de 265 cv até tem auxílio elétrico, mas é o único responsável por mover o veículo. Pelo menos esse propulsor entrega um belo rendimento ao SUV da marca alemã, que acelera de zero a 100 km/h em 6,1 segundos.

Com praticamente o mesmo tamanho do EV5, o Audi Q5 é um híbrido leve
Crédito: Divulgação
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Mercedes-Benz EQA

O também elétrico Mercedes-Benz EQA 250 praticamente empata em preço com o EV5, já que custa R$ 399.900. Mas essa é uma das poucas semelhanças entre o SUV da marca alemã e o modelo sul-coreano.

É que o EQA é um carro 15 cm menor - tem 4,46 metros de comprimento - e equipado com um conjunto motriz menos potente, com 190 cv de potência. A autonomia também é menor: 321 quilômetros, ante os 402 quilômetros do EV5. Sem contar o visual bem mais convencional do SUV da Mercedes-Benz.

O preço é uma das poucas semelhanças entre os concorrentes Mercedes-Benz EQA 250 e o Kia EV5
Crédito: Divulgação
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Toyota RAV4 PHEV

Se o EQA consegue um empate técnico, no caso do Toyota RAV4 PHEV o empate é literal. O plug-in da marca japonesa e o Kia EV5 custam R$ 399.990. E ambos são carros de tamanho semelhante, já que o RAV é um SUV médio com 4,60 metros de comprimento.

Um dos trunfos do RAV4 PHEV em relação ao EV5 é o conjunto motriz mais potente. Com um propulsor elétrico e um 2.5 a gasolina, desenvolve 306 cv de potência. A autonomia é de 55 quilômetros no modo 100% elétrico.

Um híbrido plug-in, o Toyota RAV4 PHEV tem porte semelhante, mas com conjunto mecânico mais potente
Crédito: Divulgação
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Volvo XC40

A versão do Volvo XC40 mais próxima em preço do Kia EV5 é a topo de linha Ultimate, que sai por R$ 405.950. O modelo está longe de ser uma novidade, mas é um carro muito bem resolvido - e ainda atual - em visual e mecânica.

O conjunto mecânico do SUV da Volvo tem dois motores e despeja 408 cv de potência, além de permitir ao modelo rodar até 367 quilômetros com uma carga. Por outro lado, o XC40 é menor que o EV5: com 4,43 metros de comprimento, é 19 cm menor que o carro da Kia - uma diferença considerável.

O Volvo XC40 é menor, mas tem quase 200 cv a mais e entrega desempenho de esportivo
Crédito: Divulgação
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BMW iX1

O Kia EV5 fica posicionado exatamente no meio das duas versões do elétrico e premium BMW iX1, embora a mais próxima em preço seja a topo de linha Xdrive30 M Sport, de R$ 434.950.

Com 4,50 metros de comprimento, não é tão menor que o modelo da marca sul-coreana. E ainda tem um conjunto motriz de 313 cv de potência. São quase 100 cv a mais. Por outro lado, a autonomia é de 303 quilômetros. Coincidentemente, quase 100 quilômetros a menos que o SUV da Kia.

O BMW iX1 é a porta de entrada para o mundo dos SUVs elétricos da marca bávara
Crédito: Alexandre Ciszewski/Webmotors
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