Up! Lite antecipa futuro híbrido compacto da Volkswagen

Com menos de 4 m e lugar para quatro passageiros, conceito seria o carro pequeno mais eficiente em consumo de energia
  1. Home
  2. Bolso
  3. Up! Lite antecipa futuro híbrido compacto da Volkswagen
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Volkswagen não quer assistir de camarote ao avanços apresentados pelos concorrentes. Nem poderia: ela planeja se tornar a maior montadora do mundo até o final da década que vem. Os conceitos L1 e E Up!, respectivamente um carro para duas pessoas que faz 67,1 km/l de diesel e um modelo elétrico de quatro lugares, não esgotaram as propostas da marca alemã. No Salão de Los Angeles, que termina no dia 13 deste mês, ela exibiu também seu híbrido compacto, o VW Up! Lite.

Criado sobre a base do futuro Lupo, ele tem 3,84 m de comprimento, 1,40 m de altura e 1,60 m de largura. Mesmo assim, pesa apenas 695 kg. É mais leve do que um smart fortwo, com seus 770 kg, algo que a marca conseguiu com uma combinação de metais na carroceria, que vai de alumínio e magnésio a aço.

Em termos de aerodinâmica, a Volkswagen conseguiu um coeficiente de 0,24, semelhante ao do carro de série menos resistente ao ar atualmente fabricado, o Mercedes-Benz Classe E Coupé. Mas, para gastar pouco, o carrinho também conta com a ajuda de seu conjunto motriz, híbrido, ou seja, que conjuga um motor elétrico a um a combustão para se movimentar. No caso do Up! Lite, que visa consumo baixo, a escolha de uma unidade a diesel faz bastante sentido.

O motorzinho TDI do conceito, o mesmo usado no L1, tem apenas dois cilindros e 0,8-litro de deslocamento volumétrico, mas gera bem mais potência: 51 cv, contra 29 cv do L1. O motor elétrico, que também atua como alternador e regenerador de energia, produz mais 14 cv.

Conjugando os dois, o Up! Lite atinge a velocidade máxima de 160 km/h quem precisa de mais do que isso?, acelera de 0 a 100 km/h em 12,5 s e consegue um consumo de 41 km/l. Nada tão expressivo quanto o do L1, mas quem pode dizer que tem um carro para quatro pessoas que gasta o mesmo que uma moto? No futuro, talvez um bocado de gente.

_________________

Twitter
_________________

Gosta de urbaninos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas para esse segmento:

smart fortwo

Fiat Cinquecento

Ford Ka

Mini

Daihatsu Cuore

Hyundai Atos

Leia também:

Saiba como anda o desenvolvimento do triciclo Pompéo

Citroën revela sua versão para Mitsubishi i-MiEV, o C-Zero

Renault começará eletrificação com o Twizy

Renault Fluence vai a Frankfurt como elétrico

Tesla aproveita Frankfurt e leva Model S aos europeus

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors