Mais de 200 mil carros vendidos em fevereiro

Com um volume de 36,8% maior que o mesmo período de 2007, indústria automotiva cresce sem parar
  1. Home
  2. Bolso
  3. Mais de 200 mil carros vendidos em fevereiro
Rodrigo Samy
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A indústria automotiva não pára de crescer. Os saldos positivos começaram no ano passado e ingressam em 2008 em ritmo acelerado. No primeiro bimestre deste ano foram licenciados 415,8 mil automóveis. O mês de fevereiro foi o responsável por quase metade do volume registrado: 200,8 mil unidades vendidas.

Para ter uma idéia do ritmo de crescimento em que está o setor, fevereiro de 2007, que teve 23 dias úteis, marcou 146,8 mil unidades vendidas. Já fevereiro de 2008, com 22 dias úteis, apontou 200,8 mil veículos licenciados. Quantidade 36,8% maior.

O assunto sobre onde se colocará tantos automóveis sempre vem à tona quando os números aparecem. Os principais questionamentos são sobre as estruturas viárias e condições de tráfegos. Porém, as projeções de crescimento continuam firmes e fortes. Segundo a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, 3 milhões de unidades serão comercializadas até o fim do ano.

Esclarecendo as informações divulgadas no início desta semana, a Anfavea informou que o Brasil ocupa hoje a 7ª posição no ranking de maior produção e o 8º lugar em termos de mercado interno. Esta pontuação é baseada nos números fechados em 2007, quando o país vendeu 2,46 milhões de veículos. O volume é bem próximo do de nações como França e Espanha.

O cenário da frota nacional está sendo pintado da seguinte forma: a dona das cores mais fortes continua sendo a Fiat. A marca italiana disparou na corrida da favorita e comercializou no primeiro bimestre um pouco mais de 99 mil unidades, uma participação de 23%. Outra transformação na tonalidade da tela automotiva é o crescimento da General Motors. A GM, que em 2007 não chegou a pensar na vice-liderança, agora ocupa o posto de 2ª marca mais vendida.

A Volkswagen, que sempre dominou o mercado nacional, voltou a perder terreno. O aumento de volume em vendas da Chevrolet pode ser justificado pelo ingresso dos motores Econo.Flex de 1,4 litro, já a redução da participação da Volkswagen pode ser atribuída ao aguardo da nova geração do Gol. Ele é o automóvel mais vendido do país e segura a Volkswagen praticamente sozinho.

A disputa é tão acirrada que a alemã vendeu 89.603 unidades e a GM, 89.726. A Volkswagen vende menos comercial leves e a americana vende menos automóveis de passeio.

Em um segundo pelotão, praticamente isolada, aparece a Ford, com 36.606 veículos vendidos no primeiro bimestre. A marca aumentou significativamente o volume de utilitários em comparação com o mesmo período de 2007, mas reduziu em cerca de 5% o volume de automóveis de passeio.

Isso fica estranho se considerarmos o lançamento do novo Ka, que tem o objetivo de colocar a marca de volta ao mundo dos populares, mas é importante ressaltar que as vendas começaram em fevereiro.

O aumento no segmento dos utilitários se explica pela chegada do novo EcoSport e também da picape Ranger Sport, com valor mais acessível.

Com relação às marcas francesas, nada de extravagâncias. Parece que a repartição foi feita a dedo, com cerca de 3.000 carros de diferença para cada uma. A Renault aparece em primeiro lugar, com 15.145, Peugeot em segundo, com 12.725 e a Citroën com 9.631, em terceiro. Nenhuma destas marcas ainda foi páreo para a Honda, que vendeu quase cravadas 16 mil unidades no primeiro bimestre.

DERRAPAMOS: Ao contrário do que dissemos antes, o motor 1,4-litro da Chevrolet se chama Econo.Flex e não Ecotec. O texto já foi devidamente alterado.



Gosta das marcas mais vendidas?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Chevrolet

Fiat

Citroën

Ford

Honda

Peugeot

Renault

Volkswagen

Leia mais sobre o mercado de automóveis:

O mercado dos carros de meio milhão de reais

Como evitar chateações com o IPVA

Os lançamentos mais quentes de 2008

Motos: uma enxurrada de lançamentos

O que vem para o Brasil

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors