Opcional em grande parte dos carros, o teto solar é um daqueles itens que deixam o veículo mais charmoso. Andar com ele aberto em uma manhã ensolarada ou em uma bela noite de verão são experiências desejadas por muita gente. O que poucos lembram é que esse item necessita de revisão constante. Não se pode descuidar da manutenção no teto solar.
Para entender como lidar melhor com o teto retrátil, o WM1 entrou em contato com algumas lojas que fazem manutenção nesse sistema para descobrir, inclusive, os valores.
A recomendação é que, pelo menos uma vez a cada seis meses ou ano, uma limpeza das canaletas e lubrificação do sistema seja feita. O serviço custa, em média, R$ 300.
Em casos de carros seminovos em que o histórico de manutenção não seja reconhecido, uma revisão mais profunda é recomendada. Esse serviço consiste na desmontagem do sistema, lubrificação e aperto geral. Varia de R$ 500 a R$ 600, de acordo com o carro, mesmo se a peça for blindada.
O problema é em caso de quebra: segundo especialistas, dificilmente um sistema de teto solar tem venda de peças avulsas. Ou seja, para trocar qualquer item, é necessário comprar um conjunto inteiramente novo.
Para diminuir o prejuízo, algumas lojas trabalham com impressoras 3D, que reproduzem exatamente a peça que teve problema. Nesses casos, o valor do conserto pode variar de R$ 450 a R$ 1.500.
Se não for possível arrumar o conjunto, prepare-se: um teto solar completo pode custar até R$ 12 mil, sem contar a mão-de-obra da oficina.
Para minimizar riscos e prejuízos, especialistas recomendam que, se possível, o proprietário siga as instruções do manual para fazer a manutenção do teto solar corretamente.