Marcas tradicionais são mais atingidas pela crise

GM, Fiat, VW e Ford perdem 9,7% de participação no primeiro tri
  1. Home
  2. Bolso
  3. Marcas tradicionais são mais atingidas pela crise
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

Não bastasse o péssimo desempenho no ano passado, as quatro marcas tradicionais – GM, Fiat, Volkswagen e Ford – continuam perdendo participação. Só no primeiro trimestre deste ano elas perderam, juntas, nada menos do que 9,7 pontos percentuais nas vendas ao mercado interno: fecharam 2015 com 63,3% e têm hoje 53,7%.

 

A queda de participação foi constante nos últimos 18 anos. Em 1998, as quatro tradicionais tinham 90% do mercado; em 2008 abocanhavam 77% e cinco anos depois 67,5%.

 

O avanço das marcas “novas” tem ocorrido ano a ano, mas nunca com esse ímpeto. Tanto que duas delas, Hyundai e Toyota, passaram a Ford e conquistaram a quarta (Hyundai) e quinta posição (Toyota), deixando a Ford em sexto lugar, o que a desqualifica como “grande”.

 

A Fiat foi a marca que mais perdeu este ano, caindo de 19,4% para 15,1%, ou 4,4 pontos percentuais a menos. A Volkswagen perdeu 2,6 pontos, passando de 16,2% para 13,6%; a Ford caiu de 10,4% para 8,7% (perdeu 1,7 ponto) e a GM perdeu um ponto percentual, desempenho que lhe garante a liderança no ranking no trimestre.

 

BMW, JAC, Kia, Chery e Mitsubishi também perderam participação este ano, enquanto outras onze marcas se mantêm com a mesma participação conquistada no ano passado (veja quadro abaixo).

 

Apenas duas marcas venderam no primeiro trimestre um volume de carros maior do que no mesmo período do ano passado: Jeep e Toyota. A Jeep contou com a forte presença do Renegade, passando de 995 unidades no período janeiro-março de 2015 para 13.537 agora, e com isso conquistou 2,8 pontos percentuais, subindo de 0,2% para 2,9%. Já a Toyota, mesmo sem ter um lançamento de porte, conquistou 2,6 pontos com seus 41.429 carros vendidos (foram 41.053 no trimestre de 2015) subiu sua participação de 6,3% para 8,9%.

 

Outras dez marcas, mesmo sem alcançar um volume maior este ano, ampliaram a sua participação, graças à queda expressiva de vendas no mercado (-28,3%). Dessas, duas se destacaram pelo grande avanço: a Hyundai conquistou 2,4 pontos (passou de 7,5% para 9,9%) e a Honda subiu de 5,1% para 6,7% (+1,7 ponto a mais).

 

Pelo atual ranking de vendas (veja abaixo) é mais honesto entender que o mercado dispõe agora de três grandes (GM, Fiat e Volkswagen) e cinco médias (Toyota, Hyundai, Ford, Renault e Honda), com Nissan e Jeep, mais abaixo, completando a lista das dez mais vendidas.

 

Participação das quatro grandes nos últimos anos

 

1998           90,0%

2008           77,0%

2013           67,5%

2014           64,9%

2015           63,3%

2016           53,7%

Quem mais ganhou participação - 1º trimestre/16

 Jeep

995

0,2

13.537

2,9

2,8

 Toyota

41.053

6,3

41.429

8,9

2,6

 Hyundai

48.432

7,5

46.034

9,9

2,4

 Honda

32.857

5,1

31.305

6,7

1,7

 Nissan

15.018

2,3

13.256

2,9

0,5

 Peugeot

6.773

1

5.946

1,3

0,2

 Audi

3.444

0,5

3.208

0,7

0,2

 Renault

43.980

6,8

32.077

6,9

0,1

 Land Rover

1.965

0,3

1.965

0,4

0,1

10º

 Volvo

826

0,1

802

0,2

0,1

11º

 Mercedes-Benz

3.799

0,6

2.928

0,6

0

12º

 Citroën

8.511

1,3

6.245

1,3

0

13º

 Subaru

381

0,1

347

0,1

0

14º

 Jaguar

98

0

184

0

0

15º

 Geely

138

0

181

0

0

16º

 Troler

519

0,1

419

0,1

0

17º

 Lifan

1.442

0,2

1.051

0,2

0

18º

 Míni

524

0,1

366

0,1

0

19º

 Suzuki

1.383

0,2

893

0,2

0

20º

 Iveco

726

0,1

443

0,1

0

21º

 Dodge

739

0,1

409

0,1

0

22º

 BMW

3.491

0,5

2.187

0,5

-0,1

23º

 Jac

1.613

0,3

717

0,2

-0,1

24º

 Kia

4.636

0,7

2.662

0,6

-0,1

25º

 Chery

1.851

0,3

518

0,1

-0,2

26º

 Mitsubishi

11.487

1,8

5.813

1,3

-0,5

27º

 GM

111.909

17,3

75.819

16,3

-1

28º

 Ford

67.396

10,4

40.295

8,7

-1,7

29º

 Volkswagen

105.352

16,2

63.235

13,6

-2,6

30º

 Fiat

126.102

19,4

70.105

15,1

-4,4

Total Geral

648.704

 

465.042

 

 

Quem mais vendeu - 1º trimestre/16

Class.

Marca

Unidades

 GM

75.819

 Fiat

70.105

 Volkswagen

63.235

 Hyundai

46.034

 Toyota

41.429

 Ford

40.295

 Renault

32.077

 Honda

31.305

 Jeep

13.537

10º

 Nissan

13.256

11º

 Citroën

6.245

12º

 Peugeot

5.946

13º

 Mitsubishi

5.813

14º

 Audi

3.208

15º

 Mercedes-Benz

2.928

16º

 Kia

2.662

17º

 BMW

2.187

18º

 Land Rover

1.965

19º

 Lifan

1.051

20º

 Suzuki

893

21º

 Volvo

802

22º

 JAC

717

23º

 Chery

518

24º

 Iveco

443

25º

 Troler

419

26º

 Dodge

409

27º

 Míni

366

28º

 Subaru

347

29º

 Jaguar

184

30º

 Geely

181

Total Geral

465.042

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors