Michelin: mais de um século de responsabilidade social

  1. Home
  2. Bolso
  3. Michelin: mais de um século de responsabilidade social
Informe Publicitário
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Fundada pelos irmãos Michelin em 1889, a Michelin é atualmente a maior empresa do mundo em fabricação de pneus, com participação de cerca de 20% no mercado global. A empresa produz e comercializa pneus para todo tipo de veículo, incluindo aviões, automóveis, caminhões, ônibus, bicicletas, tratores e até mesmo para os ônibus espaciais da NASA. Hoje, o Grupo Michelin produz cerca de 200 milhões de pneus por ano.

Com 74 unidades industriais presentes em 19 países nos cinco continentes, a Michelin atua comercialmente em mais de 170 países e emprega 125 mil funcionários em todo o mundo. A empresa está construindo no Brasil uma nova fábrica de pneus para mineração e terraplenagem, junto à unidade industrial especializada em pneus para ônibus e caminhões, localizada no bairro de Campo Grande, no Rio de Janeiro RJ. A nova fábrica vai gerar cerca de 400 empregos diretos e deverá entrar em funcionamento no segundo semestre de 2007. Com uma capacidade de 40 mil toneladas, podendo chegar a 55 mil toneladas, esta unidade fabril produzirá pneus de pequeno e médio porte do segmento de 25 a 49 polegadas.

No Brasil, a Michelin atua em toda a cadeia produtiva, da plantação de seringueiras para extração do látex à produção final do pneu. A empresa possui no País duas unidades agrícolas, localizadas na Bahia e no Mato Grosso, e duas unidades industriais, ambas no Estado do Rio de Janeiro, empregando, no total, cerca de 5 mil pessoas.

Projeto Ouro Verde Bahia

A responsabilidade ambiental sempre representou uma das prioridades dentro da política de atuação da Michelin. Desde sua fundação, em Clermont-Ferrand, na França, diversas ações foram e ainda vêm sendo implementadas em todo o mundo para compatibilizar produção e respeito ao meio ambiente.









No Brasil, um dos melhores exemplos de responsabilidade social da Michelin está explícito no Projeto Ouro Verde Bahia, que contribui com a conservação e a renovação da Mata Atlântica no sul do Estado baiano, onde estão localizadas as plantações Michelin da Bahia. Além do aspecto ambiental, o projeto tem caráter social e educativo, a partir do estímulo à preservação da fauna e da flora da região, do incentivo à diversificação de culturas, e da geração de oportunidades de trabalho entre os moradores das comunidades locais.

A Michelin incentiva, por meio de uma parceria com o Banco do Nordeste, a diversificação de culturas nas áreas onde são plantadas as seringueiras – árvores das quais se extrai o látex, utilizado na fabricação da borracha natural, que, por sua vez, é matéria-prima para a produção dos pneus. Uma alternativa proposta pela Michelin é o cultivo de cacau, que apresenta resultados de produtividade mais rápidos em relação ao látex. Além de estar sempre sujeito a oscilações de cotação no mercado, o látex leva sete anos para ser produzido. A atividade de diversificação de culturas permite gerar mais empregos e riquezas em um único espaço.

A empresa também desenvolve, na região onde se localizam as plantações Michelin da Bahia, uma das maiores reservas de Mata Atlântica de todo o Brasil. A ação conta com o apoio de ambientalistas e organizações de defesa do meio ambiente, tendo como objetivo promover a preservação da biodiversidade da fauna e da flora na área de 3 mil hectares de Mata Atlântica. Localizadas 200 quilômetros ao sul de Salvador, as plantações Michelin da Bahia se situam ao longo da costa litorânea, em relevo acidentado, ocupando uma área total de cerca de 10 mil hectares.

Leia também:

Michelin investe para ampliar produção em 80%

Michelin lança pneu com tecnologia de competição

A pressão que o pneu exerce no seu bolso

Michelin: mais de um século de inovações e responsabilidade social
________________________________

Receba as notícias mais quentes e boletins de manutenção de seu carro. Clique aqui e cadastre-se na Agenda do Carro!
________________________________
Envie esse informe publicitário uma amigoa

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors