Mille: Nem Giugiaro acreditaria que fosse durar tanto tempo

Nem o designer, nem a empresa italiana poderiam supor que o Uno (que passou a se chamar Mille), estaria fazendo sucesso após 24 anos
  1. Home
  2. Bolso
  3. Mille: Nem Giugiaro acreditaria que fosse durar tanto tempo
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Contratado pela Fiat para criar o sucessor do Fiat 127, o famoso designer de automóveis Giorgetto Giugiaro recebeu da Fiat uma tarefa ousada: teria que fazer um carro cujo desenho durasse dez anos no mercado sem que a empresa precisasse fazer alterações. Assim nasceu, em 1979, o projeto do Uno, um carro revolucionário para a época e que, realmente, durante dez anos se manteve inalterado e fazendo sucesso em vários países. Mas num deles a expectativa foi muito além da conta.

Nem Giugiaro, nem a Fiat poderiam supor que o Uno que passou a se chamar Mille, estaria fazendo sucesso no Brasil depois de 24 anos de mercado.

E com o mesmo desenho, a mesma cara, apenas pequenas mudanças para sinalizar ao mercado que o produto ainda está vivo e que a empresa não tem a menor intenção de tirar o carro de linha.

Agora a Fiat deu um novo fôlego à sua galinha de ovos de ouro. O Mille 2009 teve um acerto no motor, ganhou pneus que provocam menos atrito e passou a ter um econômetro no painel, para ajudar o motorista a controlar o pé no acelerador e economizar até 10% de combustível.

Pouco investimento para um produto que poderia estar morto, mas no entanto tem um desempenho formidável de vendas, com mais de onze mil unidades mensais, superado por apenas três concorrentes, mais modernos, que recebem mais investimentos e que exigem gastos enormes em publicidade para se manter em pauta. Coisa que o Mille não precisa.

DERRAPAMOS: ao contrário do que informamos, a ItalDesign, de Giorgetto Giugiaro, fechou o projeto do Uno em dezembro de 1979., não em 1983, data de lançamento do carro. O projeto havia nascido bem antes de 1979, como projeto 144, para a Lancia. O texto já foi devidamente corrigido.


Gosta de carros de bom preço?

Então veja aqui no WebMotors a oferta dos modelos mais baratos do Brasil:

Effa M100

Fiat Mille

Ford Fiesta

VW Gol 1.0

Fiat Palio 1.0

Chevrolet Celta 1.0

Leia também:

Veja os 10 mais vendidos do primeiro semestre de 2008

Em plena crise de mercado, VW anuncia fábrica nos EUA

Fábrica de carros pequenos da Toyota será em Sorocaba

Fiat e BMW compartilharão plataformas e pontos de vendas

Toyota Corolla ainda não é uma ameaça ao Honda Civic

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors