Mindset E-Motion, híbrido suíço para carregar na tomada

Primeiro híbrido “plug in” do mundo não deve nascer nos EUA, mas sim na terra do chocolate
  1. Home
  2. Bolso
  3. Mindset E-Motion, híbrido suíço para carregar na tomada
Gustavo Ruffo
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Diversos fabricantes andam disputando o privilégio de colocar no mercado os primeiros híbridos plug-in do mercado. Em outras palavras, os primeiros intermediários entre os carros com motores a combustão e os puramente elétricos, como os movidos por pilhas a combustível. A GM foi a primeira a acenar ao mercado com essa possibilidade, incorporada pelo Chevrolet Volt e um pouco menos pelo Saturn Vue. O prazo mínimo era 2010. Logo em seguida vieram a Volvo, com o ReCharge, e a Fisker, com o Karma, que deve começar a ser vendido no final do ano que vem. Esse belo carro seria o pioneiro a oferecer a tecnologia aos consumidores. Seria, não fosse um concorrente vindo da Suíça, o Mindset E-Motion. Ele deve começar a ser vendido no segundo semestre de 2009, possivelmente antes do Karma.

Ainda que já tenha uma data prevista de lançamento para o E-Motion, a Mindset prefere adotar uma atitude prudente. Parte dessa estratégia incluiu não mostrar o carro no Salão de Genebra deste ano, com a idéia de “mais bem gerenciar as expectativas”, ou seja, evitar as perguntas sobre quando o carro começaria a ser vendido. “Em face da alta expectativa em torno de novos conceitos de mobilidade, estamos deliberadamente nos distanciando dessa moda de apresentar futuras visões de transporte que o público não pode comprar”, disse Murat Günak, presidente da Mindset. Em todo caso, como o carro será lançado no ano que vem, sua presença no Salão de Genebra de 2009 é quase certa.

O que os visitantes do evento terão a chance de ver é um carro de desenho ousado, que possivelmente não agradará a todos, mas que, no final das contas, é apenas a embalagem de uma proposta muito interessante. Com 4,20 m de comprimento e 2,76 m de entreeixos, uma enormidade de espaço interno, considerando o tamanho do E-Motion, ele tem motor elétrico de 94 cv e 220 Nm, o que, com um peso de cerca de 900 kg, proporcionará uma aceleração digna de esportivos, em aproximadamente 7 s.

A máxima será eletronicamente limitada a 140 km/h, partindo da premissa que velocidades mais altas do que isso só são possíveis em uns poucos rincões no mundo. Contando só com as baterias de íons de lítio, o E-Motion pode percorrer mais de 100 km. A recarga completa leva apenas duas horas.

Isso faria do futuro lançamento da Mindset um excelente companheiro na cidade, mas um problemão nas estradas. A questão é que ele não é chamado de híbrido à toa. O E-Motion tem um motor a combustão, pequeno, que serve como um “extensor de autonomia”. Com dois cilindros em “V”, possivelmente usado em alguma moto, ele entrega 24 cv. Não é preciso mais do que isso, uma vez que a única função deste motor a gasolina é gerar energia elétrica para o verdadeiro responsável pela movimentação do carro.

O E-Motion, com 30 l de combustível e carga das baterias cheia, consegue percorrer pouco menos de 800 km. A média de consumo, a 120 km/h constantes, é de 26,3 km/l, melhor que o de muito carro a diesel por aí. Para azar dos brasileiros, nem híbridos nem carros a diesel estão à disposição por aqui. Quem sabe um dia?

A grande vantagem do E-Motion, além do baixo consumo, são as emissões nulas em modo elétrico e baixíssimas em modo híbrido, de menos da metade das do carro que menos emite gases na Europa. A outra, mais subjetiva, será provar que os suíços fazem mais do que um dos melhores chocolates do mundo. Os caras entendem de automóveis, também. E limpos.

Gosta de esportivos?

Então veja aqui no WebMotors as melhores ofertas:

Aston Martin

Porsche

Ferrari

Lamborghini

Leia também:

Produção do Tesla Roadster começa no Reino Unido

Utilitário com motor elétrico é destaque no Salão de Mônaco

Célula de combustível volta ao mercado com o novo Honda FCX Clarity

Volkswagen space up! blue adota lema ambientalmente correto

Ford Fusion 999, o recordista do hidrogênio

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors