Modelos VW dominam ranking de blindagem de carros

Entre os cinco carros que mais instalaram proteção balística estão o T-Cross e o Tiguan. Confira os outros modelos

  1. Home
  2. Bolso
  3. Modelos VW dominam ranking de blindagem de carros
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os elevados índices de violência são determinantes para o Brasil ser o país com a maior frota de carros blindados do mundo. De acordo com o último levantamento da Associação Brasileira dos Blindadores Veiculares (Abrablin), em 2020, 13.837 veículos receberam a proteção balística no país. Apesar da queda de 26,5% em comparação com 2019, o número mostra que a demanda pela blindagem de carros continua elevada.

Em meio à pandemia do coronavírus, a retração no mercado de blindagem foi influenciada principalmente por dois motivos, segundo a Abrablin.

“O primeiro fator é a crise econômica que afetou todos os setores. A venda de carros caiu e isso impactou diretamente o segmento de blindagem, que também vivenciou uma queda. Isso aconteceu principalmente no segundo trimestre do ano, o que levou as montadoras a um erro: cancelar a importação ou produção de veículos premium. Essa estratégia gerou, inclusive, enorme falta de produto para o segundo semestre, no reaquecimento das vendas”, explica Marcelo Christiansen, presidente da Abrablin.

A falta de veículos premium interferiu no setor de blindagem, que poderia encerrar 2020 com uma produção maior.

Thumbnail Cats
De acordo com a Abrablin, em 2020, 13.837 veículos receberam blindagem no Brasil
Crédito: Divulgação

Ranking da blindagem de carros

De acordo com a entidade, São Paulo lidera o ranking de estados que mais blindaram veículos em 2020, com cerca de 60% da produção. Rio de Janeiro (15%), Ceará (4,9%) e Minas Gerais (4,6%) aparecem na sequência do levantamento.

“Os demais 15,5% da produção foram distribuídos pelos demais estados do país, o que mostra a descentralização cada vez maior desse recurso de proteção”, explica Christiansen.

Com relação aos carros mais blindados no ano passado, houve diferenças entre o primeiro e o segundo semestre. Nos primeiros seis meses do ano, os cinco carros mais blindados foram os SUVs T-Cross e Tiguan, ambos da Volkswagen, seguidos pelo Jeep Compass, Volvo XC60 e BMW 320i.

Vw T Cross4
VW T-Cross foi o carro mais blindado no 1º semestre de 2020, e esteve entre os primeiros no 2º semestre
Crédito: Ricardo Rollo/WM1

No segundo semestre de 2020, o ranking dos cinco modelos mais blindados no país foi formado por Jeep Compass Volkswagen Tiguan, Toyota Corolla, Volvo XC60 e Volkswagen T-Cross. Como tradicionalmente acontece, a blindagem mais praticada no ano passado foi a de nível III-A, que teve valor médio de R$ 61.552.

Frota de carros blindados

A Abrablin estima que a frota atual de blindados no Brasil seja de aproximadamente de 265 mil veículos. “Trata-se de um número expressivo, principalmente quando se fala em proteção para aplicação civil, o que coloca o país na lista dos que mais blindam no mundo”, diz Christiansen.

Tags:Lista
Comentários