Montadora quer ampliar liderança mundial

GM quer adquirir 25% da japonesa Subaru
  1. Home
  2. Bolso
  3. Montadora quer ampliar liderança mundial
Marcelo Prado
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- Agora é oficial. Como já adiantou em outras ocasiões, a Webmotors revela em primeira mão mais um lance estratégico do mercado mundial automobilístico. A General Motors, a maior montadora do mundo, está prestes a ampliar seu raio de ação no mercado asiático ao adquirir até 25% das ações da japonesa Subaru, que se destaca por seus veículos de passeio com tração 4 x 4.

Nos últimos meses, a GM já efetuou algumas alianças com as principais montadoras asiáticas, casos da Honda e Toyota, com troca de tecnologia de motores não-poluentes e componentes de última geração. Além desses contratos, a montadora norte-americana já é dona de 49% da Isuzu Motors e de outros 10%, da Suzuki.

No caso da Subaru, a negociação envolve outros detalhes. Em um primeiro momento, a aliança fará com que a GM atue com mais força no segmento dos carros pequenos e médios _onde a rival DaimlerChrysler tem muita força na Ásia, onde concentra 25% de suas vendas. Mas há outro ponto estratégico: a marca norte-americana passará a contar com tecnologia de ponta para o desenvolvimento de carros de passeio 4x4, especialidade da Subaru.

As alianças com as principais marcas asiáticas têm se revelado o destaque nos últimos tempos no mercado automobilístico. Confira a seguir as mais significativas:

- Toyota e Volkswagen estão desenvolvendo projetos conjuntos de reciclagem de componentes automotivos e de sistemas de navegação.
- A Renault adquiriu 36,8% das ações da Nissan, em março.
- A Ford tornou-se a principal acionária da Mazda neste ano, ao comprar 33,4% de suas ações.
- Fiat e Mitsubishi fecharam acordo para produzir utilitários-esportivos na Itália.
- A sueca Volvo comprou 5% das ações da Mitsubishi Motors. O acordo originou um dos maiores grupos mundiais no segmento de ônibus e caminhões.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors