A Citroën surpreendeu muita gente ao decidir lançar uma versão do SUV-cupê Basalt equipada com o motor 1.0 aspirado com 75 cv de potência. Afinal, não é uma opção de motorização que se vê normalmente em um utilitário esportivo. Mesmo um compacto.
Pois o carro nas fotos é o tal do Basalt Feel 1.0 manual, que chega por R$ 89.990 e é um dos SUVs mais acessíveis do mercado automotivo brasileiro. Mesmo assim, não dá para chamar esse carro de basicão. Saiba o motivo.

Você só vai saber que está diante de um Basalt "basicão" se prestar atenção aos detalhes.
O SUV-cupê de entrada tem praticamente o mesmo visual externo da versão intermediária Feel Turbo 200. A única diferença é justamente a ausência do logotipo "Turbo 200" na traseira.
Ou seja: o Basalt Feel também tem os para-choques sem os apliques em cinza claro e fica devendo os faróis de neblina. Já as rodas de liga leve são de 16 polegadas.
Esse motor 1.0 Firefly flex de aspiração natural é o mesmo usado em modelos da Stellantis como o Citroën C3, o Peugeot 208 e os Fiat Argo e Cronos.
Desenvolve 75 cv de potência e 10,5 kgf.m de torque a 3.250 rpm e sempre é combinado ao câmbio manual de cinco marchas.
O ponto forte desse conjunto é o baixo consumo de combustível. Abastecido com gasolina, registra médias de 13 km/l (cidade) e 14,6 km/l (estrada).
Já os números de desempenho não foram divulgados- mas não devem empolgar. Só para comparar, um Fiat Cronos 1.0 - com dimensões e peso parecidos - acelera de zero a 100 km/h em 13,9 segundos. Isso com um diferencial ligeiramente mais longo que o do Basalt.
O Basalt Feel 1.0 manual sai de fábrica com painel digital de sete polegadas, multimídia com tela de 10 polegadas, ar-condicionado, vidros, travas e retrovisores elétricos, airbags laterais, câmera de ré, banco do motorista com regulagem de altura, coluna de direção regulável, rodas de liga leve de 16 polegadas, bocal do tanque com destravamento elétrico e alarme.