É do país vizinho que compramos quase todas as picapes médias (Toyota Hilux, VW Amarok e Ford Ranger) e carros de passeio como Renault Clio, Fluence, Peugeot 308 e VW Space Fox. Do México são importados o Fiat 500, a Freemont, o Ford Fusion, o Dodge Journey, o Honda CR-V, entre outros.
Mas entre os países que não têm acordos comerciais a Alemanha é, de longe, a maior fornecedora de carros ao Brasil. No ano passado foram importados da Alemanha 61.597 veículos, negócios impulsionados principalmente pela Audi, que ainda não tem produção nacional.
Em seguida aparece a Coreia do Sul, 36.255 unidades comercializadas no Brasil, fruto de toda a importação da Kia e parte da Hyundai, que mantém a linha completa trazida pela Caoa.
O Japão é o quinto maior importador, foram 26.913 unidades vendidas no mercado brasileiro no ano passado e em seguida aparece a China, que vendeu para o Brasil 19.369 unidades em 2014. A China é o país que tem o maior número de marcas no mercado brasileiro.
O Uruguai também figura entre os principais vendedores de carros para o Brasil graças à Lifan, que mantém uma fábrica no país, onde é montado o utilitário esportivo X60, o minitruck Foison e o sedã 530. Em 2014 a Lifan importou do Uruguai 12.695 unidades.
Inglaterra (9.812 unidades), Estados Unidos (4.910), Canadá (3.494), Suécia (3.186) e França (2.804) também figuram entre os importadores com um volume considerável de carros, mas estão também na lista dos fornecedores ao Brasil países com vendas menos expressivas, como a Hungria, que exportou 62 unidades e a Austrália, com 23 carros vendidos no Brasil no ano passado.
A Audi traz três modelos da Hungria, o TT e o A3 Cabriloet e a perua RS4 e o Q3 da Espanha. Os demais modelos da marca vêm da Alemanha.
Do Canadá chegam o Edge, da Ford, o Camaro, da GM, o Town & Country e o 300C da Chrysler. A BMW traz o X3 dos Estados Unidos (Série M) e da Alemanha (20i a 28i). Também são importados da Alemanha o Golf GTi, a linha Passat, o Tiguan e o Touareg.
O Peugeot RCZ vem da Austrália, de onde são importados também o MINI Coutryman. O Accord e o Civic Si são trazidos pela Honda dos Estados Unidos e da Itália chegam os esportivos de luxo Ferrari, Lamborghini e Maserati.
Da Espanha a Citroën importa C4 Picasso e o Grand Picasso, enquanto a linha Volvo vem da Suécia e da Bélgica.
A Mercedes-Benz traz a maioria dos seus carros da Alemanha, mas alguns (o GLK e o CLS 350) vem dos Estados Unidos.
Da China o Brasil compra a linha JAC e a linha Chery (com exceção do Celer, que é fabricado em Jacareí) e os demais modelos das marcas chinesas.
Confira os principais países que vendem ao Brasil
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Países |
Importações 2014 |
|
Argentina |
314.851 |
|
México |
119.173 |
|
Alemanha |
61.597 |
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Coréia do Sul |
36.255 |
|
Japão |
29.913 |
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China |
19.369 |
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Uruguai |
12.695 |
|
Inglaterra |
9.812 |
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Estados Unidos |
4.910 |
|
Canadá |
3.494 |
|
Suécia |
3.186 |
|
França |
2.804 |
|
Turquia |
1.150 |
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Eslováquia |
387 |
|
Itália |
101 |
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Hungria |
62 |
|
Austrália |
23 |
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Outros países |
215 |
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