Nem todos os carros têm filtro de ar de série

Item responsável por reter impurezas do que entra na cabine do veículo é importante para a saúde dos passageiros

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Fernando Miragaya
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Em tempos de preocupações com coronavírus e poluição, o filtro de ar da cabine do carro ganhou ainda mais relevância. O equipamento é de extrema importância, pois evita que partículas, poeira, sujeira e até odores invadam o interior do veículo. Porém, curiosamente, nem todos os modelos vendidos no Brasil saem com o item de série.

O filtro de ar da cabine é parecido com o filtro de ar do motor (elemento). É uma peça com frestas de um papel especial ou com carvão ativado que retém todas as impurezas citadas. Por isso, sua troca é importante, pois impacta no funcionamento do ar-condicionado e facilita a proliferação de bactérias e fungos dentro da cabine.

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Os prazos de troca do filtro de ar variam conforme o fabricante. Geralmente são a cada uma ou duas revisões, ou entre 10.000/20.000 km. Mas para quem trafega muito por vias congestionadas, pega trechos de túneis diariamente ou estrada de terra com frequência, o recomendado é verificar a peça a cada seis meses. O ideal é a troca, nada de limpar o componente com jato de ar comprimido.

Filtro de ar da cabine
Troca do filtro deve ser feita a cada uma ou duas revisões, de acordo com o fabricante
Crédito: iSTock
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Quem tem e quem não tem

Curiosamente, nem todos os modelos vendidos no Brasil são equipados com o filtro de ar da cabine desde a fábrica. WM1 fez uma ronda entre as marcas para saber quais automóveis 0 km (até R$ 150 mil) têm o componente como item de série, quais são as que oferecem como acessório ou opcional (e seus preços) e quais são os prazos de troca - os fabricantes que não aparecem na relação abaixo foram contatados mas até o fechamento da reportagem não responderam a nossa solicitação.

Caoa Chery

  • De série em todos os veículos produzidos em Jacareí (SP) e Anápolis (GO): Arrizo 5, Arrizo 6, Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7 e Tiggo 8.
  • Troca: inspeção a cada 10.000 km ou 12 meses e substituição, se necessário.
  • Chevrolet

    • É vendido como opcional de concessionária para as linhas Onix, Tracker e Spin
    • Preços: Onix/ Onix Plus / Tracker (R$ 69,49) e Spin (R$ 80,39)
    • Troca: a cada seis meses
    • Citroën

      • De série em todas as versões do C4 Cactus
      • Troca: a cada 20.000 km - a peça está prevista nas revisões
      • Honda

        • De série em toda a linha de veículos
        • Troca: a cada 20.000 km
        • Hyundai Brasil

          • De série em todas as versões das linhas HB20 ou Creta
          • Troca: a cada 20.000 km
          • Hyundai Caoa

            • De série no ix35 e no Tucson
            • Troca: a cada 20.000 km
            • JAC

              • De série em toda a linha
              • Troca: a cada 20.000 km
              • Preço: R$ 120 (em média)
              • Jeep

                • De série em todas as versões das linhas Renegade e Compass
                • Troca: a cada revisão deve-se verificar a necessidade de troca da peça
                • Kia

                  • De série em todos os veículos de passeio da marca no país (Rio, Cerato, Sportage)
                  • Troca: a cada 20.000 km ou em outras manutenções se identificado saturação
                  • Mitsubishi

                    • De série em toda a linha
                    • Troca: a cada 10.000 km ou 12 meses
                    • Nissan

                      • De série em todos os modelos de passeio (V-Drive, Versa, Kicks)
                      • Troca: a cada 20.000 km, com recomendação de limpeza a cada 5.000 km (sem ar comprimido)
                      • Peugeot

                        • De série em todos os carros da marca
                        • Troca: contemplada nas revisões a cada 20.000 km e verificação a cada 10.000 km
                        • Preço: R$ 112,52
                        • Suzuki

                          • De série em toda a linha
                          • Troca: a cada 10.000 km ou 12 meses
                          • Renault

                            • De série em todos os veículos de passeio (Kwid, Sandero, Logan, Duster e Captur)
                            • Troca: a cada 10.000 km e incluso no pacote de revisão
                            • Preço: para carros fora da garantia, o valor base da peça é de R$ 41,30
                            • Toyota

                              • De série em todos os veículos da marca no país
                              • Troca: para os modelos fabricados a partir de 2020, a cada 20.000 km ou 24 meses - incluída nas revisões "pares" (20.000, 40.000 km etc). Nas de 10.000, 30.000, 50.000, 70.000, o filtro de cabine é inspecionado e trocado mediante o estado de conservação (e aprovação do cliente)
                              • Preços: Etios (R$ 71,75); Yaris (R$ 83); Corolla e Prius (R$ 90)
                              • Volkswagen

                                • De série nos modelos Gol, Voyage, Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
                                • Na Saveiro, é vendido como acessório de concessionária na versão Robust (nas demais, é de série)
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