Em tempos de preocupações com coronavírus e poluição, o filtro de ar da cabine do carro ganhou ainda mais relevância. O equipamento é de extrema importância, pois evita que partículas, poeira, sujeira e até odores invadam o interior do veículo. Porém, curiosamente, nem todos os modelos vendidos no Brasil saem com o item de série.
O filtro de ar da cabine é parecido com o filtro de ar do motor (elemento). É uma peça com frestas de um papel especial ou com carvão ativado que retém todas as impurezas citadas. Por isso, sua troca é importante, pois impacta no funcionamento do ar-condicionado e facilita a proliferação de bactérias e fungos dentro da cabine.
Os prazos de troca do filtro de ar variam conforme o fabricante. Geralmente são a cada uma ou duas revisões, ou entre 10.000/20.000 km. Mas para quem trafega muito por vias congestionadas, pega trechos de túneis diariamente ou estrada de terra com frequência, o recomendado é verificar a peça a cada seis meses. O ideal é a troca, nada de limpar o componente com jato de ar comprimido.
Troca do filtro deve ser feita a cada uma ou duas revisões, de acordo com o fabricante
Crédito: iSTock
Quem tem e quem não tem
Curiosamente, nem todos os modelos vendidos no Brasil são equipados com o filtro de ar da cabine desde a fábrica. WM1 fez uma ronda entre as marcas para saber quais automóveis 0 km (até R$ 150 mil) têm o componente como item de série, quais são as que oferecem como acessório ou opcional (e seus preços) e quais são os prazos de troca - os fabricantes que não aparecem na relação abaixo foram contatados mas até o fechamento da reportagem não responderam a nossa solicitação.
Caoa Chery
De série em todos os veículos produzidos em Jacareí (SP) e Anápolis (GO): Arrizo 5, Arrizo 6, Tiggo 2, Tiggo 5X e Tiggo 7 e Tiggo 8.
Troca: inspeção a cada 10.000 km ou 12 meses e substituição, se necessário.
Chevrolet
É vendido como opcional de concessionária para as linhas Onix, Tracker e Spin
Preços: Onix/ Onix Plus / Tracker (R$ 69,49) e Spin (R$ 80,39)
Troca: a cada seis meses
Citroën
De série em todas as versões do C4 Cactus
Troca: a cada 20.000 km - a peça está prevista nas revisões
Honda
De série em toda a linha de veículos
Troca: a cada 20.000 km
Hyundai Brasil
De série em todas as versões das linhas HB20 ou Creta
Troca: a cada 20.000 km
Hyundai Caoa
De série no ix35 e no Tucson
Troca: a cada 20.000 km
JAC
De série em toda a linha
Troca: a cada 20.000 km
Preço: R$ 120 (em média)
Jeep
De série em todas as versões das linhas Renegade e Compass
Troca: a cada revisão deve-se verificar a necessidade de troca da peça
Kia
De série em todos os veículos de passeio da marca no país (Rio, Cerato, Sportage)
Troca: a cada 20.000 km ou em outras manutenções se identificado saturação
Mitsubishi
De série em toda a linha
Troca: a cada 10.000 km ou 12 meses
Nissan
De série em todos os modelos de passeio (V-Drive, Versa, Kicks)
Troca: a cada 20.000 km, com recomendação de limpeza a cada 5.000 km (sem ar comprimido)
Peugeot
De série em todos os carros da marca
Troca: contemplada nas revisões a cada 20.000 km e verificação a cada 10.000 km
Preço: R$ 112,52
Suzuki
De série em toda a linha
Troca: a cada 10.000 km ou 12 meses
Renault
De série em todos os veículos de passeio (Kwid, Sandero, Logan, Duster e Captur)
Troca: a cada 10.000 km e incluso no pacote de revisão
Preço: para carros fora da garantia, o valor base da peça é de R$ 41,30
Toyota
De série em todos os veículos da marca no país
Troca: para os modelos fabricados a partir de 2020, a cada 20.000 km ou 24 meses - incluída nas revisões "pares" (20.000, 40.000 km etc). Nas de 10.000, 30.000, 50.000, 70.000, o filtro de cabine é inspecionado e trocado mediante o estado de conservação (e aprovação do cliente)
Preços: Etios (R$ 71,75); Yaris (R$ 83); Corolla e Prius (R$ 90)
Volkswagen
De série nos modelos Gol, Voyage, Polo, Virtus, Nivus e T-Cross.
Na Saveiro, é vendido como acessório de concessionária na versão Robust (nas demais, é de série)