Usado novo: Nissan Tiida é um bom negócio

Hatch vendido no Brasil de 2007 a 2013 tinha motor 1.8, opções de câmbio manual ou automático e ótimo espaço interno

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Marcelo Monegato
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O Nissan Tiida hatch foi vendido no Brasil entre 2007 e 2013 durante um dos momentos áureos do hoje desaquecido segmento dos hatches médios. Durante sua curta trajetória no mercado local, o modelo fabricado no México enfrentou modelos do calibre de Volkswagen Golf, Ford Focus, Fiat Stilo e Bravo, Chevrolet Astra e Vectra hatch, e Peugeot 307, entre outro.

Além do hatch, a Nissan também trouxe a configuração sedã. A diferença entre os dois era, basicamente, o terceiro volume traseiro. Hoje, o Tiida hatch pode ser encontrado na Webmotors com preços que partem de R$ 20 mil e chegam a R$ 50 mil, e com quilometragens que variam de 50 mil até pouco mais de 200 mil quilômetros rodados. Ou seja: uma boa opção de carro usado.

Nissan Tiida (9)
O Nissan Tiida sempre foi vendido no Brasil com motor 1.8 e câmbio manual ou automático
Crédito: Divulgação
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Nissan Tiida

O Nissan Tiida foi lançado no Brasil em 2007 como modelo 2008. Importado do México, ele chegou para ser o nome da marca japonesa em um mercado que, na época, era muito disputado: o dos hatches médios. Hoje, o segmento está sob ameaça de extinção, e o Chevrolet Cruze Sport6 é praticamente o único representante.

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O Nissan Tiida tem como característica um bom espaço interno
Crédito: Divulgação
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E apesar de atualizações visuais, o Tiida sempre foi comercializado nas opções S e SL, sempre com motor 1.8 de quatro cilindros e aspirado, com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro velocidades.

Inicialmente, o motor 1.8 do Nissan era apenas a gasolina, e desenvolvida 124 cv de potência máxima e torque de 17,5 kgf.m. De acordo com a fabricante, os números de consumo eram de 10,5 km/l na cidade e 12,9 km/l na estrada, nas opções com câmbio manual, e 10,2 km/l na cidade e os mesmos 12,9 km/l na estrada, nas versões com transmissão automática.

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O Nissan Tiida chegou em 2007 como modelo 2008, e deixou de ser vendido no Brasil em 2013
Crédito: Divulgação
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Na sequência, já no modelo 2009, o Tiida o motor 1.8 virou flex, e passou a entregar 126 cv de potência com etanol e 125 cv com gasolina. Já o torque se manteve o mesmo: 17,5 kgf.m com os dois combustíveis.

No caso das configurações com câmbio manual, o consumo de combustível com etanol era de 7 km/l no perímetro urbano e 8,7 km/l no rodoviário. Para os modelos automáticos, os índices informados pela Nissan eram de 6,9 km/l na cidade e 9,1 km/l na estrada.

Embora o consumo não fosse impressionante, o conjunto motriz com o motor 1.8 e o câmbio de seis marchas manual proporcionava ao Tiida um desempenho forte e instigante. A performance, aliás, sempre foi destacada pelos proprietários como o grande destaque do modelo.

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O Nissan Tiida tinha um interior sóbrio, e na versão SL uma boa lista de equipamentos de série
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Um dos principais pontos positivos do Tiida sempre foi o bom espaço interno. Com 4,29 m de comprimento, o Nissan tinha 2,60 m de distância entre-eixos, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. Já o porta-malas levava 289 litros.

Para fins de comparação, o Volkswagen Golf 2013 (último ano do Tiida no Brasil) tinha 4,20 m de comprimento, 2,51 m de distância entre os eixos, 1,73 m de largura e 1,45 m de altura. O porta-malas acomodava 330 litros.

Inicialmente o motor 1.8 do Tiida só usava gasolina. Mas, depois, passou ser bicombustível
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Outro modelo referência na época, o Ford Focus tinha 4,35 m de comprimento, sendo 2,64 m de distância entre os eixos, 1,84 m de largura, 1,49 m de largura - e porta-malas para 328 litros.

Na versão topo de linha SL, o Tiida, para a época, era um carro com um nível de equipamentos bem interessante – e sem opcionais. Destaque para os airbags frontais, freios com ABS, faróis de neblina, teto solar, rodas de liga leve de 15 polegadas, controlador e limitador de velocidade, travas e vidros elétricos, retrovisores externos com ajustes elétricos, bancos revestidos em couro, direção com assistência elétrica, bancos revestidos em couro, banco traseiro corrediço, abertura interna da tampa do tanque de combustível e do porta-malas, e rádio CD player.

O Nissan Tiida concorreu com Golf, Focus, 307, Astra e outros hatches médios bons de mercado
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Fim do Nissan Tiida

O Nissan Tiida pendurou as chuteiras no Brasil no segundo semestre de 2013, quando a marca japonesa tinha um novo planejamento para o mercado local, investindo nos SUVs. Diante desta estratégia, podemos dizer que o responsável pela aposentadoria do hatch médio foi o Nissan Kicks, utilitário esportivo desenvolvido na região com foco no mercado local, e que foi lançado em 2016.

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