Novo carro da Fórmula Renault ganha mais potência

Modelo idêntico aos monopostos europeus estréia na 3ª etapa em Brasília
  1. Home
  2. Bolso
  3. Novo carro da Fórmula Renault ganha mais potência
Redação WM1
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

-
Os novos carros da Fórmula Renault equipados com o novo kit aerodinâmico foram apresentados em São Paulo pelos ex-pilotos Pedro Paulo Diniz e André Ribeiro, diretores da PPD Sports, organizadora do Campeonato Brasileiro da categoria, e por Antônio Megalle, diretor de marketing da Renault no Brasil.

O modelo que estréia em 30 de maio, no Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, é idêntico ao usado na Fórmula Renault Européia. Até o próximo dia 20 os monopostos ficarão em exposição gratuita no hall de entrada do ABN Banco Real na avenida Paulista, 1374, em São Paulo.

O Brasil é o primeiro país fora da Europa a adotar o kit, composto por uma combinação de novas laterais e carenagem sobre o motor e uso de defletores atrás das rodas dianteiras, mudanças que irão conferir aos carros um aumento de potência de 15 cavalos. ‘’Queremos proporcionar aos nossos pilotos a chance de correr com a mesma tecnologia avançada usada pela categoria na Europa’’, explicou Pedro Paulo Diniz.

O aumento de potência do motor, segundo Arlindo Romero, da Renault Sports, é decorrente de três fatores: da nova versão da gestão eletrônica, da mudança na entrada de ar, devido à nova carenagem sobre o motor, e do coletor de admissão. ‘’Isso tudo acaba aumentando a velocidade dos carros na pista’’, explica. Romero ainda conta que o aumento da velocidade foi possível porque o chassi do carro é de fibra de carbono, ensaiado segundo normas da Fórmula 3, o que permite o emprego de um motor capaz de desenvolver mais potência.

O refinamento da aerodinâmica, além de deixar os carros mais velozes e equilibrados, ainda tornou o design do monoposto mais atualizado. ‘’Dia 26 de maio um engenheiro da Renault virá da França exclusivamente para reprogramar os carros, o que demonstra que estamos seguindo o que está sendo feito na Europa’’, revelou Romero.

Segundo o piloto Marcello Thomas, que disputa o Campeonato Europeu de F-Renault, as inovações darão mais estabilidade aos veículos. “O carro mudou e está mais rápido e estável”, adiantou Thomas. Para ele, a adaptação dos pilotos ao novo carro exigirá alguns treinos. “Em Brasília, os pilotos terão o dobro de horas de treino, ou seja, seis horas para conhecer e se adaptar ao novo monoposto”, disse Pedro Paulo.

ESPECIFICAÇÕES DO NOVO F-RENAULT

Motor
Renault Sport F4R FRS type – 4 cilindros
16 válvulas – 1998 cc
Derivado do Renault Scénic

Câmbio
Renault Sport
6 marchas seqüencial

Controle de Ignição e Injeção
Gerenciamento Eletrônico Magneti-Marelli MF4L

Sistema de freio
Discos ventilados de 274mm, com pinças Alcon de 4 pistões

Pneus
Michelin
Dianteiro: 16x63x13
Traseiro: 23x57x13
Slick: S220 – Chuva: P220

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors