O novo Citroën C3 chega para agitar a briga no segmento de entrada. Apostando no custo-benefício, o modelo estreia no mercado com preços entre R$ 68.990 e R$ 97.990, e equipado com os motores 1.0 Firefly de 75 cv e 1.6 16V de 116 cv. Confira aqui as versões, preços e primeiras impressões do novo C3.
Nessa faixa de preços, o hatch com pegada aventureira da Citroën briga diretamente com modelos subcompactos, como o Renault Kwid, e também enfrenta compactos tradicionais no mercado, como o Hyundai HB20. Veja a seguir quais são e o que oferecem os concorrentes diretos, aqueles com mais de uma versão na mesma faixa de preços do novo Citroën C3.
Em termos de conceito, o "SUV dos compactos" é o carro que mais se aproxima do espírito aventureiro desse C3 brasileiro de terceira geração. Mas o Renault Kwid é um carro bem menor. Com 3,68 m de comprimento, é 30 cm mais curto que o Citroën.
Com preço que parte de R$ 68.590, o intermediário Kwid Intense bate diretamente com a versão Live 1.0 do C3. Com motor 1.0 de 70 cv e câmbio manual de cinco marchas, é menos potente que o Citroën.
Mas compensa isso com o menor peso e uma lista de equipamentos mais completa: em relação ao C3 de entrada, tem a mais itens como central multimídia, limpador e desembaçador traseiro e os airbags laterais.
Além da versão intermediária, a linha Kwid ainda inclui uma versão mais acessível (a Zen, por R$ 65.790), e as configurações mais caras Intense Pack Biton (R$ 71.090) e Outsider (R$ 71.990).
Bem maior (tem quase 20 cm a mais no comprimento), mais sofisticado e com a opção da motorização 1.0 turbo, o Chevrolet Onix até parece ser de um mundo bem diferente do novo Citroën C3. Mas ambos brigam praticamente na mesma faixa de preços.
Vendido a partir de R$ 78.700 (linha 2023) na versão de entrada 1.0, o Onix tem também na mesma faixa de preços do C3 as configurações LT, LT Turbo e LTZ Turbo. Esta última, parte de R$ 90.880 e tem motor 1.0 turbo de 116 cv.
Apesar da cabine ampla, o Onix perde para o C3 em capacidade do porta-malas (275 litros, ante os 315 litros do hatch da Citroën). Por outro lado, tem motor mais potente (1.0 12V de 82 cv na opção básica) e uma lista de equipamentos mais recheada.
Na comparação com a versão Feel do C3, que parte de R$ 78.990, o Onix 1.0 tem a mais os airbags laterais e de cortina.
A Stellantis sempre reforça que a sua estratégia é ter uma linha de produtos complementares, que evite a disputa entre as marcas do grupo. Mas é inevitável botar o Fiat Argo nessa lista de concorrentes do novo C3.
O Argo está disponível atualmente no mercado em três versões: 1.0 (R$ 75.190), Drive 1.0 (R$ 79.190) e Trekking 1.3 (R$ 84.890). As duas primeiras usam o mesmo motor de 75 cv do C3, enquanto as última tem o 1.3 de 109 cv - ambos da família Firefly.
Apesar do porte semelhante (com uma ligeira vantagem em dimensões externas para o Fiat), o Citroën supera o Argo mais barato na lista de equipamentos.
Mesmo custando quase o mesmo que o Argo 1.0, o C3 Live Pack (R$ 74.990) tem a mais a central multimídia com tela de 10 polegadas, o banco do motorista com regulagem de altura e os controles eletrônicos de tração e estabilidade.
Em tamanho, o recém-reestilizado Hyundai HB20 é um dos concorrentes mais próximos do novo Citroën C3.
O HB20 tem 4,02 m de comprimento, 1,72 m de largura e 1,47 m de altura. É 3 cm mais longo, 1 cm mais estreito e 12 cm mais baixo que o C3. Já em porta-malas, o HB20 fica um pouco atrás do Citroën, com 300 litros de capacidade.
Em preço, o HB20 parte de R$ 77.190 na versão Sense 1.0. Custando R$ 1.800 a menos que o C3 Feel, o topo de linha com motor 1.0, perde para o Citroën por não ter central multimídia (em seu lugar, o Hyundai tem um rádio comum) e vidros traseiros manuais. Mas tem airbags laterais e de cortina.
O HB20 concorre diretamente com o C3 também nas versões Comfort 1.0 (R$ 80.490), Limited 1.0 (R$ 85.990) e Comfort 1.0 T MT (R$ 94.290).
O Peugeot 208 é outro produto da Stellantis a brigar pelo público do C3. Apesar do visual mais sofisticado e da plataforma CMP em especificação superior, tem três versões na mesma faixa de preços do Citroën: Like 1.0 (R$ 79.990), Style 1.0 (R$ 83.990) e Active 1.6 AT6 (R$ 96.990).
Além da plataforma, o hatch trazido da Argentina compartilha também a mesma linha de motores e opções de câmbio do C3. Apesar do 208 ser pouca coisa mais longo (4,06 m), o Citroën tem porta-malas maior (315 litros ante 265 litros).
Por outro lado, o Peugeot oferece um conteúdo um pouco superior em sua versão mais barata, que é R$ 1.000 mais cara que o C3 Feel 1.0, mas tem a mais os airbags laterais indisponíveis no Citroën.
Essa diferença de equipamentos aumenta ainda mais nas versões mais caras. A Style, por exemplo, adiciona ainda o teto solar panorâmico.