Novo Ford Ka terá motor 1.0 com 85 cv de potência

Modelo, que chega em agosto, estreará motor 1.0 três cilindros mais potente do país
  1. Home
  2. Bolso
  3. Novo Ford Ka terá motor 1.0 com 85 cv de potência
Daniel Magri
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon


A Ford inaugurou nesta quarta-feira (9) sua nova fábrica de motores em Camaçari, na Bahia. O local será responsável pela produção de um novo motor 1.0, três cilindros, que equipará a nova geração do Ka. Ambas versões de carroceria, hatch e sedã, chegam ao mercado simultaneamente no segundo semestre, em meados de agosto.

 

Segundo a Ford, seu novo motor gera 85 cv a 6.500 rpm e torque de 10,70 kgfm a 4.500 rpm com etanol, e potência de 80 cv a 6.500 rpm e torque de 10,19 kgfm a 4.500 rpm com gasolina.

 

Desta forma, o motor da Ford é mais potente que o três cilindros do VW up!, que entrega 75 cv quando abastecido com gasolina e 82 cv com etanol. Já o propulsor da Hyundai HB20, também com três cilindros, desenvolve 80 cv com etanol e 75 cv com gasolina.  

 

Motor 1.0 3C Duplo Comando Flex

 

Derivado do motor 1.0 EcoBoost, trata-se do primeiro três cilindros com duplo comando variável de válvulas fabricado no Brasil. Naturalmente aspirado, traz a tecnologia TiVCT que varia tanto o comando de admissão como o de escapamento de maneira independente. Isto contribui para aumentar o torque tanto em baixa rotação como em regime intermediário e na faixa de potência máxima. Também conta a tecnologia Ford Easy Start para partida a frio, dispensando o uso de reservatório auxiliar de gasolina.

 

Diferente do motor três cilindros da VW, a Ford optou por um bloco de ferro fundido, com cabeçote em alumínio. Segundo a marca, esta solução permite menor afastamento dos cilindros, maior curso do pistão, melhor absorção de vibrações e ruídos, além de diminuir o excesso de combustível na partida fria.

 

Com apenas 28,63 cm de comprimento, o bloco de ferro fundido também contribui para o motor atingir mais rápido a temperatura de operação ideal. O seu projeto inclui a aplicação de materiais de baixo atrito no virabrequim, pistões, tuchos e anéis.

 

A fábrica

 

A planta, que tem capacidade para produzir 210 mil unidades por ano, é resultado de um investimento de R$ 400 milhões e gera 300 novos empregos.


A fábrica cobre uma área de 24,5 mil m². A unidade conta com cerca de 40 robôs e carregadores automáticos de peças. Seus 34 centros de usinagem garantem ampla flexibilidade na produção dos componentes e são equipados com ferramentas de altíssimo desempenho. Além dessas centrais, a unidade apresenta 15 máquinas especiais para usinagem dos blocos e cabeçotes.

 

 

 

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors