Novo Toyota Corolla ainda não é uma ameaça ao Honda Civic

A expectativa era de que a versão 2009 do sedã da Toyota recuperasse o primeiro lugar no ranking perdido para a Honda no ano passado
  1. Home
  2. Bolso
  3. Novo Toyota Corolla ainda não é uma ameaça ao Honda Civic
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A análise dos números de venda nos últimos três anos mostra uma disputa ferrenha entre Corolla e Civic pela liderança dos sedãs médios. Mostra também que o consumidor troca de marca quando o carro fica velho e volta a comprar o modelo antigo quando ele é renovado. É nisso que a Toyota aposta quando prevê a retomada da liderança com o Corolla agora que foi reestilizado. Uma tarefa difícil, já que o Civic vem mantendo suas vendas em alta e, três meses após a chegada do modelo novo, o Corolla continua patinando.

Em 2005, o Corolla vendeu 36.121 unidades, enquanto o Civic ficou com apenas 20.683. No ano seguinte a diferença diminuiu, mas o Corolla se manteve à frente seis mil unidades a mais mesmo com a chegada do Civic novo, lançado em junho. Desatualizado, no ano passado o Corolla não resistiu, prejudicado também com a redução da produção por conta das intervenções na linha de montagem em Indaiatuba, que estava sendo preparada para a produção do modelo 2009: vendeu apenas 34.463 unidades, menos do que no ano anterior, num período em que o mercado crescia 28%.

A expectativa era de que a versão 2009 do sedã da Toyota recuperasse o primeiro lugar no ranking perdido para o Civic no ano passado. A seu favor o modelo da Toyota tem o fato de ter sido líder nos últimos anos, mas perdeu feio no ano passado para o concorrente.

No primeiro trimestre do ano as vendas do Corolla foram sofríveis, ainda com o modelo velho. Com a chegada do modelo novo, em 26 de março, as vendas melhoraram. Em abril foram 3.724 unidades e em maio 3.867, mas os números estão longe de preocupar a Honda, que emplacou 5.824 Civic em abril e 5.305 no mês passado.

O preço pode estar atrapalhando os planos da Toyota de recuperar a liderança dos sedãs médios. Embora a versão básica seja mais barata que a do Civic, o Corolla Xli 1.8 flex é mais caro do que a maioria dos sedãs médios: além do Civic, ganha apenas do C4 Pallas.

A briga dos rivais

Corolla
2005 - 36.121
2006 - 35.352
2007 - 34.463

Civic
2005 - 20.683
2006 - 29.235
2007 - 47.761


Mesmo reformulado Corolla ainda não ameaça o Civic

Civic emplacou – 4.557 em janeiro, 4.894 em fevereiro, 5.235 em março, 5.824 em abril, 5.305 em maio. Total de 25.815 unidades em cinco meses.

Corolla emplacou – 2.217 em janeiro, 2.037 em fevereiro, 1.259 em março, 3.724 em abril, 3.867 em maio. Total de 13.104 unidades em cinco meses.

Os preços dos sedãs versão básica

Modelo

Focus GLX 1.6 Flex – R$ 50.195
307 Presence 1.6 16V Flex – R$ 54.900
Mégane Expression 1.6 16V – 56.060
Vectra Expression 2.0 Flex – 56.410
Sentra 2.0 – R$ 58.695
Bora 2.0 – R$ 60.390
Corolla Xli 1.8 Flex – R$ 62.000
Civic LXS 1.8 Flex – R$ 65.460
C4 Pallas GLX 2.0 16V – R$ 65.640

Gosta de sedãs?

Então veja as ofertas do segmento da moda no WebMotors:

Ford Fiesta Sedan

Fiat Siena

Renault Logan

Chevrolet Prisma

Renault Clio Sedan

Volkswagen Polo Classic

Chevrolet Classic

Leia também:

SEGREDO! – VW Robust, a picape média da marca alemã

SEGREDO! – Veja o Ford Ka europeu, baseado no Fiat 500

SEGREDO! – BMW Z4 terá capota rígida retrátil

SEGREDO! – Lotus Eagle estreará no Salão de Londres

SEGREDO! – Novo Mercedes-Benz Classe E é flagrado

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors