O BYD Yuan Pro acaba de chegar ao Brasil como o primeiro SUV compacto elétrico da marca chinesa. Menor que o Song Pro, tem porte - e valor de tabela - para brigar contra os modelos a combustão do segmento.
Falando em preço, o Yuan Pro estreia por aqui em versão única e valor de R$ 182.800. Tem motor de 177 cv e bateria de 45,1 kWh. Conjunto que permite ao SUV acelerar de zero a 100 km/h em 7,9 segundos e rodar até 250 quilômetros com uma carga (ciclo Inmetro).
Bom. Por esses números já dá para perceber que esse não é um carro para todos os perfis de público. Veja a seguir quais são as opções do mercado de usados e seminovos na mesma faixa de preço.
Na faixa dos R$ 183 mil, dá para levar um Toyota Corolla Cross Hybrid 2024 pouquíssimo rodado. Um carro que não é elétrico e nem tem o visual atualizado da linha 2025.
Mas é mais espaçoso, tem pacote ADAS e porta-malas amplo. O conjunto motriz híbrido autocarregável entrega apenas 122 cv de potência e não é referência em desempenho. Por outro lado, é econômico e entrega médias de consumo de mais de 17,8 km/l com gasolina e no uso urbano.
E por falar em híbrido, por R$ 183 mil você consegue encontrar aqui na Webmotors exemplares seminovos do Caoa Chery Tiggo 8 Pro PHEV. Um SUV médio de sete lugares e híbrido plug-in.
Além da cabine bem mais espaçosa, o modelo da marca sino-brasileira tem conjunto motriz de 317 cv e pode rodar até 54 quilômetros no modo 100% elétrico.
Um SUV elétrico urbano ou um médio aventureiro e a combustão? Se você é desses que ainda não decidiu qual caminho tomar, então ouve só isso daqui. Com o valor do Yuan Pro zero-quilômetro, dá para levar um Jeep Compass seminovo na configuração trilheira Trailhawk.
O Compass é um carro maior e que nessa versão Trailhawk tem suspensão elevada e um conjunto motriz com motor 2.0 turbo diesel com 170 cv de potência, câmbio automático de nove marchas e tração 4x4. Pode ser uma boa para quem gosta de viajar.
Outro SUV seminovo de R$ 183 mil com pegada aventureira é o Ford Bronco Sport 2021. Assim como o Compass, este é um SUV médio com visual e pegada off-road.
Tem tração 4x4 e suspensão elevada. Mas o motor é um 2.0 turbo a gasolina, que desenvolve 253 cv de potência e permite ao SUV da Ford acelerar de zero a 100 km/h em oito segundos.
Uma opção de modelo premium - e eletrificado - no mesmo valor do BYD Yuan Pro é o híbrido plug-in Volvo XC60 T8 2020. Um SUV de porte médio espaçoso e bom de guiar. E com quase o mesmo visual do carro zero-quilômetro.
Com conjunto mecânico que desenvolve 320 cv de potência combinada, o SUV da marca sueca ainda é capaz de rodar até 45 quilômetro no modo 100% elétrico. Sem falar que esse é um carro com pacote ADAS. Algo que faz falta no modelo elétrico chinês.