O que fazer em um carro antes de colocá-lo à venda

Criamos um guia com um passo a passo de como valorizar e cuidar de seu automóvel antes de anunciá-lo na Webmotors

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André Deliberato
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Chegou a hora de trocar de carro, por vontade ou necessidade. Você já sabe: quer fazer negócio? A Webmotors é o melhor caminho para você criar um anúncio e esperar por rápidas respostas e ofertas.

Worker Cleaning Car Dashboard
Deixar o carro brilhando é uma das boas ideias na hora de vender um automóvel
Crédito: iStock

Mas até para fazer isso existe um jeito mais fácil. Fizemos uma lista prática com cinco coisas que você precisa fazer em seu carro antes de partir para criar a oferta. Acredite, suas chances de vender o veículo de forma rápida e mais rentável podem aumentar consideravelmente.

Como vender o carro rápido e fácil

1. Tire os amassadinhos

A primeira coisa a se fazer é dar uma olhada na lataria. Aqueles eventuais amassadinhos que acontecem durante manobras ou balizas podem ser corrigidos bem facilmente em oficinas particulares e de bairro, popularmente conhecidas como funilaria artesanal ou mesmo "martelinho de ouro". Também é uma boa ideia dar uma olhada no estado das rodas e dos pneus.

O serviço não é caro para ser feito, a não ser que a parte danificada do veículo precise de um grande reparo e nova pintura. Nesse caso, é melhor deixar o conserto de lado e assumir o problema no anúncio.

2. Lave e aspire o carro

Depois de se livrar dos amassadinhos da lataria, leve seu carro a um lava-rápido e peça pela higienização completa, com direito a aspiração de cabine e banho de cera. Um bom serviço com tudo isso incluso deve custar até R$ 60.

Acredite, quando você for buscar, a sensação vai ser a de pegar outro veículo que não seja o seu. Muitos desses locais de lavagem e limpeza ainda harmonizam o serviço com cheirinhos agradáveis no interior - ótimo reforço se você for apresentar o carro pessoalmente ao futuro dono.

3. Tire boas fotos

Muita gente não acha isso importante, mas fotos chamam a atenção em meio à lista de ofertas. Confie no seu potencial fotográfico, leve seu carro para o lugar mais bonito que você conheça e capriche no registro das imagens.

Procure tirar fotos dos principais ângulos (frente, 3/4 de frente, lateral, 3/4 de traseira, traseira, interior, bancos, painel, porta-malas, detalhes de algum acessório e motor), sempre com margem suficiente para os eventuais cortes feitos pela internet.

Não se esqueça de focalizar bem as imagens durante os cliques para que não saiam tremidas. As fotos podem ser feitas pelo próprio celular, mas com câmeras a qualidade será maior.

4. Capriche no texto

Hora de fazer o anúncio. Não minta nas informações a respeito do carro, como as que são relacionadas aos serviços de revisão, índice de quilometragem e origem do automóvel. Ao mesmo tempo, valorize equipamentos e acessórios do seu veículo.

Além disso, capriche no texto de apresentação, de modo que a pessoa que for procurá-lo se interesse pelo conteúdo. Se coloque no lugar do comprador: procure evitar erros de português, de digitação e principalmente de informação.

5. Seja solícito e simpático

O item mais "barato" dessa lista está na educação do vendedor. Procure sempre ser solícito e simpático com os interessados e nunca minta - aumente ou invente informações - a respeito do automóvel.

Lembre-se que o negócio pode não acontecer de imediato, com o primeiro ou segundo interessados. Por isso, será preciso abrir negociação com mais compradores, e você pode fazer algum deles desistir do negócio por não dar o tratamento adequado ou as informações de maneira clara -  justamente por ter acreditado que o carro seria vendido para o primeiro.

Seja sincero com todos eles e explique, se for preciso, que seu veículo tem outras ofertas além da dele.

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Crédito: Getty Images
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