O que verificar no carro depois da garantia?

É preciso manter as revisões regulares preventivas para evitar despesas maiores com a chamada manutenção corretiva

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Fernando Miragaya
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É de praxe os fabricantes oferecerem garantia de até três anos ou 60 mil km para os seus veículos. E também é de praxe os brasileiros largarem as revisões depois que expiram as "manutenções obrigatórias" que garantem a cobertura. Mas é preciso manter tais revisões para a saúde do veículo e também do bolso. Automóvel que não é cuidado acaba por cobrar mais caro lá na frente. Então, o que revisar no carro depois da garantia?

A dica é da Sociedade dos Engenheiros da Mobilidade (SAE Brasil): reduzir um pouco os intervalos de manutenção. Se sob a cobertura de fábrica, os prazos eram a cada 10 mil km, diminua esse hiato para a cada 8 mil km. Você não é obrigado a manter as manutenções na concessionária, mas saiba que algumas marcas mantêm a política de revisão com preço fixo mesmo após a garantia, como Chevrolet, Hyundai, Volkswagen e Renault.

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Se for optar por uma oficina independente, escolha uma de sua confiança ou com boa reputação. E importante: que tenha equipamentos para diagnostico do seu modelo, o chamado scanner automotivo. Também faça uma planilha com tudo que tem que ser ou que foi verificado.

Mas o que revisar no carro depois da garantia? A primeira dica é você acompanhar os intervalos de verificações previstos no próprio manual do automóvel. Se você não tem mais o livrinho, nos sites das marcas costumam constar os componentes e fluidos que são revisados em cada visita. Aí, é só repetir os componentes que são checados dentro dos mesmos intervalos.

De qualquer forma, é importante inspecionar itens básicos a cada revisão. Alguns, inclusive, tem troca obrigatória com até ou menos de 10 mil km, como o lubrificante e o filtro de óleo. Fundamental também seguir as especificações do produto indicadas no manual, nada de colocar óleo com características diferentes. Fluidos do freio e da transmissão também devem ser checados regularmente.

Há itens com troca obrigatória com até ou menos de 10 mil km, como o lubrificante e o filtro de óleo
Crédito: iStock
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Também é preciso fazer aquele diagnóstico por scanner e verificar como está o funcionamento do motor. Sistema de freios e a suspensão são outros itens para se revisar no carro depois da garantia. Além disso, é imprescindível checar filtros, mangueiras, parte elétrica e o ar-condicionado.

Veja o que revisar no carro depois da garantia

Com base em manutenções a cada 8.000 km

  • Óleo lubrificante - Trocar a cada revisão - Seguir o óleo recomendado pela montadora
  • Filtro do óleo - Trocar a cada revisão
  • Fluido do freio - Trocar a cada duas revisões
  • Fluido da transmissão - Checar em cada revisão e trocar em menos tempo do que o recomendado no manual
  • Filtro de ar do motor - Checar em cada revisão e trocar a cada duas
  • Filtro do ar-condicionado - Checar em cada revisão e trocar a cada duas
  • Velas - Checar em cada revisão e trocar a cada duas
  • Sistema de injeção
  • Mangueiras - Checar em cada revisão
  • Freios - Checar discos e pastilhas a cada revisão
  • Suspensão - Checar amortecedores, buchas e batentes a cada revisão
  • Parte elétrica - Verificar funcionamento de vidros e travas elétricos, faróis e luzes no painel
  • Ar-condicionado - Checar se gela corretamente e se precisa de carga de gás
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