O universo off-road

Tecnologia para o trabalho ou lazer
  1. Home
  2. Bolso
  3. O universo off-road
Ricardo Panessa
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- É vasto o conceito que o termo ‘off-road’ incorpora. ‘Fora-de-estrada’ ao pé da letra, off-road tem significado muito mais abrangente. Sob a ótica de atividade automobilística é tão ou mais antigo quanto o próprio automóvel, e não se restringe, como o termo faz crer, às atividades praticadas literalmente fora dos caminhos convencionais.

Embora possa ser praticado por outros tipos de veículos, motorizados ou não, como motocicletas, buggies e até bicicletas, por definição o termo off-road restringiu-se aos poderosos veículos com tração nas quatro rodas, como os saudosos e eficientes Jeep de antigamente, até os modernos utilitários esportivos, mas engloba também veículos com tração 4x2, como as picapes, caminhonetes e station-wagons.

De certa forma, a falta de pavimentação das ruas e estradas de outrora, mesmo após o surgimento dos automóveis, tornou quase obrigatória a prática do off-road aos aventureiros de então, os primeiros que, mesmo sem saber, já curtiam o ‘fora- de-estrada usual’, como se convencionou chamar as dificuldades inesperadas que eram encontradas pelo caminho.

Aventura casual
Curiosamente, no Brasil do século XXI, onde somente cerca de 20% da malha viária é nem sempre bem pavimentada, a atividade fora-de-estrada usual ainda é bastante praticada. Ainda hoje, pelos caminhos tupiniquins, a necessidade de trafegar em 4x4 surge em momentos inesperados, em desvios de estradas asfaltadas, nas estradas secundárias de movimento obrigatório, após as chuvas nos caminhos vicinais, ou mesmo em pequenos passeios de fim-de-semana, ali mesmo, bem pertinho do sítio ou da casa de praia.

Técnicos, médicos, agrônomos e professores, entre tantos outros motoristas-aventureiros-por-necessidade, freqüentemente podem encontrar-se em situações de fora de estrada usual, nas suas respectivas regiões de atuação, notadamente no interior dos Estados, longe dos grandes centros urbanos.

Mas atualmente o conceito off-road significa muito mais. A evolução tecnológica incorporada aos modernos veículos de uso misto, sejam eles jipes espartanos, utilitários esportivos sofisticados ou poderosas picapes, com ou sem tração 4x4, tornou a capacidade de superar obstáculos apenas a vertente básica de utilização dessas poderosas máquinas.

Esporte e lazer
A prática de atividades ao ar livre, ou outdoor, seja de cunho esportivo, competitivo ou de simples lazer, também faz parte do abrangente universo off-road. É a bordo desses veículos que balonistas, alpinistas, trekkers, mergulhadores, pescadores, velejadores, enduristas e toda a vasta gama de esportistas de natureza, se locomovem até suas respectivas áreas de atividade, utilizando suas máquinas não apenas como meio de transporte, mas como indispensável ferramenta de apoio.

Assim, considerando as atividades outdoor de cunho esportivo, os veículos off-road já são quase os membros mais importantes da família que curte vida ao ar livre. É ele quem transporta a turma até o melhor point para iniciar uma trilha ou outra aventura qualquer, como saltar de asa delta, voar de paraglider, descer uma corredeira com um caiaque ou mergulhar nas águas azuis daquela praia deserta. Mas não só. Viajar com a família para ‘bem longe’, distante do burburinho dos grandes centros de turismo, também é prática cada vez mais comum do homem moderno. Por isso, jipões 4x4, picapes 4x2 e veículos de uso misto em geral estão para as atividades ao ar livre como o arroz para os casamentos: sempre presentes.

Quanto pior, melhor...
Mas se percorrer os piores caminhos com um veículo off-road à procura dos melhores locais para a prática de esportes ao ar livre é um grande prazer, a satisfação de superar obstáculos fora-de-estrada radicais é ainda maior.

Motivados pelo grito de guerra “quanto pior, melhor”, off-roaders ‘de carteirinha’ e motoristas em geral transformam-se em aventureiros de final de semana, procurando os desafios das competições oficiais, como raids, ralis e enduros, ou buscando propositalmente os piores obstáculos naturais para enfrentar.

Imbuídos desse ancestral espírito desbravador, um número cada vez maior de pilotos-aventureiros, iniciantes ou experientes, procuram atividades mais desafiadoras para enfrentar com seu veículo off-road, desde um curto passeio solitário de final de semana, até uma ousada viagem-expedição de 10 mil quilômetros, com toda a família. E o Brasil inteiro oferece roteiros de todos os níveis de dificuldade, durante todos os meses do ano, para todos os tipos de aventureiros off-road, com veículos 4x4 ou 4x2.

Montanha ou praia, deserto ou alagados, estradas enlameadas ou poeirentas, pelo Brasil afora, trilhas adentro, horizontes sem fim. Viajando no ‘lombo’ de um autêntico veículo off-road e curtindo as emoções que só essas fantásticas máquinas podem proporcionar.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors