O Chevrolet Onix de primeira geração foi um verdadeiro fenômeno de vendas. Contando o período em que foi ofertado com o nome Joy, o modelo permaneceu em linha entre 2012 e 2022 e levou a marca da gravata dourada ao topo do ranking de carros mais vendidos.
Bastante popular também no mercado de carros usados, o Chevrolet Onix de primeira geração é uma opção de compra bem racional, que, dependendo da versão, pode oferecer um pacote de equipamentos e características de rodagem dignas dos modelos populares zero-quilômetro.
Segundo o Catálogo Webmotors, o Onix tem uma pontuação de 4,3 de um total de cinco estrelas. Confira a seguir os principais pontos positivos e negativos do modelo pela opinião dos donos.
Em suas versões mais completas, o Onix de primeira geração era equipado com o motor 1.4 de 106 cv, que podia ser combinado a um câmbio manual (de cinco ou seis marchas, dependendo do ano) ou automático de seis marchas. Conjunto que é elogiado pelos donos pelo bom rendimento.
"Carro confortável, excelente para o uso diário. Potência boa e consumo bom. Carro de manutenção barata", comentou o dono de um Onix Effect 2015.
Outro elogio comum dos donos do Chevrolet Onix de primeira geração é o baixo custo de manutenção do compacto, que é equipado com os veteranos motores GM Família 1, de aspiração natural.
"A mecânica é confiável e a manutenção barata. O meu nunca me deixou na mão", destacou a proprietária de um Onix LT 2014.
Os donos do Onix equipado com o motor 1.0 de quatro cilindros e 80 cv destacam o baixo consumo de combustível como um dos pontos fortes do compacto com esta motorização. Com gasolina, o Joy 2019 registrava médias de 12,8 km/l (cidade) e 15,2 km/l (estrada) no padrão PBEV.
"Ele é econômico, não tem ruídos. E o design é moderno e me atende no dia-a-dia pelo tamanho", afirmou a dona de um Onix LT 1.0 2019.
O motor 1.0 entrega bons números de consumo. Mas como todo típico motor mil de quatro cilindros, exige que o motorista atrase bem as trocas para extrair o melhor desempenho da máquina.
"Apesar do bom torque para 1.0, não espere um carro potente para viagens com carro cheio e ultrapassagens", opinou o dono de um Onix LS 1.0 2015.
Apesar do espaço interno adequado para um carro do segmento, alguns proprietários colocam a qualidade do acabamento como um dos pontos negativos do modelo.
"Rebarba de injeção no volante na tampa da buzina que incomoda a mão. Porta pacote muito frágil", opinou o proprietário de um Onix LTZ 2014.