Motores a diesel têm fama de serem mais duráveis e econômicos do que seus similares flex ou a gasolina. Mas também são veículos mais caros e com manutenção um pouco mais dispendiosa. Mesmo assim, a robustez desses propulsores é inquestionável e importante, principalmente para quem usa o veículo para o trabalho ou roda muito.
No Brasil, além de ônibus e caminhões, apenas modelos com capacidade de carga acima de 1 tonelada (como picapes). Ou utilitários com tração 4x4 e reduzida - ou a primeira relação do câmbio mais curta - podem ser equipados com motores a diesel.
Contudo, separamos os 5 carros a diesel mais baratos do mercado. Não consideramos as versões chassi-cabine das picapes e só a configuração mais em conta de cada linha.
O modelo inicial da linha Amarok é o líder entre os cinco carros a diesel mais baratos do país. Das picapes médias, é a que traz o melhor comportamento dinâmico - muitos dizem até que é "o sedã dos picapeiros". Porém, a configuração S, além de ser cabine simples e ter câmbio manual de seis marchas, é bastante simples e voltada para o trabalho.
Tem controles de estabilidade e tração e assistente de rampas. Em conforto, só dispõe de ar, direção hidráulica e volante com ajustes de altura e profundidade. Vidros e retrovisores elétricos, só como opcionais. Também não vem sequer com som de série.
O motor é o menos potente da linha, com 140 cv e torque disponível a 1.600 rpm, que trabalha com a tração integral 4Motion - as demais, biturbo, passam dos 180 cv (mas também dos R$ 187 mil). Mesmo assim, a Amarok mais mansa tem um dos piores consumos: nota D na categoria, de acordo com o Inmetro. Aqui, você desbrava toda a família Amarok.
O SUV compacto mais vendido do país em 2019, que nem figurava nesta lista meses atrás, agora é o SUV a diesel mais barato do país graças à nova versão Moab, lançada junto com a linha 2021. Trata-se da nova opção de entrada com motor turbodiesel.
Esta variante Moab sai de fábrica bem recheada. Recebe a central multimídia Uconnect com tela de 7", ar-condicionado automático bizona, sensor de ré e faróis de neblina. Por fora, para fazer jus ao nome do deserto estadunidense onde a Jeep realiza seus testes, traz pneus de uso misto, ganchos pintados de preto e detalhes escurecidos nas rodas de liga leve aro 17” e na grade frontal.
O propulsor é o Multijet II com 170 cv e que oferece bastante força abaixo das 2.000 rpm. O desempenho é ajudado pela ótima transmissão automátrica de nove marchas, que distribui a força nas quatro rodas do Renegade. O SUV também tem variantes mais baratas, só que flex.
O modelo da marca italiana ficou na terceira posição dos carros a diesel mais baratos. Mas é bom lembrar que a Toro é uma médio-compacta, com menor volume na caçamba e menor capacidade de carga. Em contrapartida, a Endurance, a diesel de entrada da linha, é bem servida de equipamentos.
Recebe controles de estabilidade e tração e assistente de subida e de descida. No conforto, ar-condicionado, direção elétrica, vidros e travas elétricos, computador de bordo e volante com ajustes de altura e profundidade. No design externo, santantônio, protetor de caçamba e rodas de liga leve aro 17" - câmera de ré, som ou central multimídia e retrovisores elétricos são opcionais.
O elogiado motor turbodiesel Multijet II de 170 cv é o mesmo do Jeep Renegade e trabalha com o câmbio automático de nove marchas e tração integral sob demanda. A tração de 35,7 kgf.m está disponível a 1.750 rpm e o consumo é nota B na categoria, segundo o Inmetro. Veja toda a linha Toro nas versões flex e diesel.
A picape média da Ford era a líder deste ranking em maio, mas ficou mais cara. Vendida apenas em versões a diesel, a Ranger tem nesta configuração de entrada XL com cabine simples a tração 4x4 e câmbio manual de seis marchas - por R$ 5.300 a mais dá para levar a XLS com cabine dupla e caixa automática, só que 4x2.
Mesmo assim, a picape sai de fábrica com controles de estabilidade e tração, assistente à partida em rampas e três airbags. Na parte de conforto, só o básico: ar-condicionado, direção elétrica, regulagem de altura do volante, computador de bordo e som com Bluetooth.
O motor Duratorq turbodiesel gera 160 cv de potência e torque máximo de 39,3 kgf.m a 1.600 rpm. O consumo é nota B no Inmetro, dentro da categoria. Conheça toda a linha Ranger.
A L200 passou recentemente por uma renovação nas configurações Outdoor e Sport, e é outra picape média que só existe com motor diesel. Mas a variante de entrada Outdoor GLX vem na configuração cabine dupla e tração nas quatro rodas - a transmissão é manual de seis marchas. Da lista, é a que se vale de maior fama de trilheira.
Isso devido ao porte mais elevado e com bons ângulos de ataque característicos da marca, mas também pelo motor quatro cilindros, que oferece um rotundo torque de 43,9 kgf.m a partir das 2.500 rpm. Também é um dos mais econômicos desta relação, com nota A para a categoria, no Inmetro.
Em equipamentos, contudo, vem com o básico para a sobrevivência no trânsito. Ar-condicionado, direção hidráulica, trio elétrico, volante com regulagens de altura e profundidade e som com Bluetooth e USB são alguns dos itens de série. Confira como é a gama completa da L200 Triton.