Picape flex ou diesel: qual a melhor opção?

Além do preço do combustível, é necessário avaliar outros fatores antes de fazer a melhor escolha para o seu perfil

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Picape flex ou diesel: qual a melhor opção?
Guilherme Silva
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Os reajustes aplicados aos preços dos combustíveis nos últimos meses têm obrigado os motoristas a fazer contas na hora de abastecer. Uma das dúvidas mais frequentes para quem pensa em adquirir uma picape média é se vale a pena economizar um dinheiro na compra de um modelo flex ou se compensa pagar um valor maior por um movido a diesel.

Muita gente ainda pensa que as picapes a diesel são sempre a melhor opção, mas não é bem assim. Por serem mais robustos, esses modelos são consideravelmente mais caros que os similares flex. Além disso, as despesas de manutenção e seguro também costumam ser mais elevadas. Muitas vezes, esses custos não fazem muito sentido para quem não roda grandes quilometragens ou não precisa de um veículo para uso mais severo.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Já as picapes flex atendem melhor os consumidores que viajam com pouca frequência e não usam o veículo para trabalhar. Apesar do consumo e do preço do diesel serem menores que os do etanol e da gasolina, é preciso rodar muito com o modelo diesel para compensar a diferença de preço em relação a uma picape similar flex

A Chevrolet S10 LTZ com câmbio automático e tração 4x4, por exemplo, pode ser equipada com motorização flex (R$ 188.430) ou turbodiesel (R$ 226.420), com uma diferença de preços de R$ 37.990 (20,1%).

As revisões programadas até os 60 mil quilômetros custam R$ 5.848 para o modelo flex e exatos R$ 6.600 para o diesel (diferença de R$ 752).

Preço da picape Chevrolet S10 a diesel é cerca de 20% maior do que a flex
Crédito: Divulgação
toggle button

No caso da Toyota Hilux SRV automática 4x4, a diferença de preços entre a variante flex (R$ 196.790) e a turbodiesel (R$ 239.090) é ainda maior: R$ 42.300 (21,5%). Já as revisões até 60 mil km da Toyota custam R$ 6.808 e R$ 8.399, respectivamente (diferença de R$ 1.591).

Toyota Hilux também tem diferença de preço na faixa dos 20% entre modelos a diesel e flex
Crédito: Divulgação
toggle button

Mas se apenas os cálculos de preço de compra e de custos de manutenção ainda não são suficientes para responder às suas dúvidas, veja a seguir os pontos positivos e negativos das picapes flex e a diesel.

Compre uma picape flex se você:

  • Não quer gastar tanto dinheiro em um modelo a diesel, uma vez que a diferença de preços passa facilmente de 20%. Além disso, os custos de manutenção e seguro são inferiores.
  • Roda mais na cidade ou não viaja grandes distâncias com frequência, uma vez que os motores flex dão conta das tarefas cotidianas.
  • Não precisa transportar cargas muito pesadas.
  • Não compre se você:

    • Precisa de bastante torque (força do motor) para transportar cargas muito pesadas.
    • Usa a picape para o trabalho pesado, uma vez que os motores a diesel são mais indicados para tarefas profissionais por terem mais força.
    • Roda bastante e viaja com frequência.
    • Se preocupa com o valor de revenda. Por serem menos procuradas, as picapes flex desvalorizam mais que as similares a diesel.
    • Compre uma picape a diesel se você:

      • Roda grandes distâncias e viaja frequentemente.
      • Precisa um veículo com mais força para transportar cargas pesadas e executar tarefas profissionais.
      • Necessita rebocar implementos (trailers, carretinhas).
      • Se importa com valor de revenda. Ao contrário das flex, as picapes a diesel têm maior procura e, consequentemente, são mais valorizadas no mercado.
      • Não compre se você:

        • Vai rodar a maior parte do tempo na cidade ou viaja pouco, uma vez que os custos das picapes a diesel só compensam para quem roda grandes quilometragens.
        • Não necessita carregar ou rebocar muito peso.
        • Quer economizar com manutenção e seguro (principalmente nos grandes centros urbanos).
        • Tem receio de rodar com um veículo mais visado por criminosos.
        • Comentários