Placa Mercosul: cidade/estado na chapa vão voltar?

Informações de localização do emplacamento, que ajudariam na fiscalização, podem voltar após aprovação do Senado federal

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Placa Mercosul: cidade/estado na chapa vão voltar?
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

É oficial: as informações de cidade e estado nas placas dos automóveis podem voltar para ocupar um espaço na Placa Mercosul em breve, de acordo com uma medida aprovada pelo Senado federal.

Aceita pela Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, a justificativa do projeto foi justamente a facilitação da fiscalização por autoridades policiais e de trânsito. O projeto de Lei em questão é o de número 3.214/2023.

Vale lembrar que a Placa Mercosul entrou em vigor de forma progressiva, gradativamente, a partir de 2020. Mas deixou de ter as informações de cidade e estado de origem do licenciamento do carro justamente para unificar as placas de todos os países da América do Sul.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Placa Mercosul: a ideia não era unificar?

A explicação é sistemática. De acordo com especialistas, a ideia de uma placa igual para todos os países do Mercosul facilitaria o processo de fiscalização dos automóveis, independentemente de onde o veículo estivesse circulando.

No entanto, os bancos de dados de cada região não foram unificados e atualizados para que essa mudança de placa fosse realmente eficiente. Impressionante, né?

E quem paga por isso? Nós! De acordo com informações obtidas junto a especialistas e empresas terceirizadas de emplacamentos, é provável que o motorista e dono do automóvel tenha de arcar com a atualização das placas atuais, caso o PL 3.214/2023 seja aprovado pelo poder executivo.

Comentários