Polo e Virtus: os novos populares da Volkswagen

Com o fim de Gol e Voyage, veja quais são e quanto custam o hatch e o sedã mais acessíveis da marca alemã no Brasil

  1. Home
  2. Seu bolso
  3. Polo e Virtus: os novos populares da Volkswagen
Evandro Enoshita
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O ano de 2022 termina com uma importante mudança na linha brasileira da Volkswagen. Com a despedida dos populares (e veteranos) Gol e Voyage, os modelos Polo e Virtus passam a ser o hatch e o sedã compactos mais acessíveis da marca alemã no mercado brasileiro.

Para ocupar o lugar do Gol, chegou o Polo Track. Apresentado em novembro por R$ 79.990, custa praticamente o mesmo que o seu antecessor. O novo hatch tem visual diferenciado em relação às versões mais caras do novo Polo.

Variação mais simples do Polo, a Track veio para ocupar exatamente o espaço deixado pelo Gol
Crédito: Volkswagen/Divulgação
toggle button
  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Por outro lado, compartilha a mesma plataforma e o motor 1.0 de três cilindros e 84 cv presente na versão MPI. O pacote de equipamentos foi simplificado e o Polo Track não tem os faróis de LED e a central multimídia das versões mais caras.

Mas itens como airbags laterais, controles eletrônicos de tração e estabilidade, assistente de partida em rampas, direção elétrica e bloqueio eletrônico do diferencial estão lá. Vale destacar que esses são itens que nunca chegaram a ser oferecidos no Gol.

Diferentemente do Gol, o Voyage saiu de cena sem deixar um sucessor direto. É que o Virtus - que em breve passará por uma reestilização - tem como configuração mais acessível no momento a Comfortline 200 TSI, com motor 1.0 turbo de 128 cv.

O novo sedã mais acessível da Volkswagen é um carro de R$ 113 mil. Ou cerca de R$ 24 mil a mais que as últimas unidades do Voyage 1.0, equipadas com o motor aspirado de 84 cv.

Por outro lado, assim como o Polo, o Virtus também oferece itens inimagináveis para o três volumes veterano, como airbags laterais e frenagem pós-colisão e controles eletrônicos de tração e estabilidade.

Gol e Voyage eram os últimos carros de passeio da linha brasileira feitos na antiga plataforma PQ24
toggle button

Sai a PQ24 e entra a MQB A0

Essa vantagem em equipamentos - principalmente os de segurança - dos novos Polo Track e Virtus em relação à dupla Gol e Voyage é reflexo também do conjunto mecânico bem mais atual dos dois modelos.

Os dois compactos que se despediram do mercado são projetos dos anos 2000, feitos sobre uma plataforma que mistura elementos das bases PQ24 (Polo de quarta geração) e PQ25 (Polo de quinta geração).

Aliás, os dois modelos eram os últimos carros de passeio da linha brasileira feitos sobre essa base mais antiga, que segue viva agora somente na picape leve Saveiro.

Já a dupla Polo e Virtus é baseada na variação A0 da plataforma modular MQB. A base foi lançada em 2016 na Europa e ainda é a mais avançada da marca alemã para uso em compactos.

Quer saber mais informações sobre o carro que deseja comprar? Clique aqui e acesse o Catálogo da Webmotors.

Comentários