Cuide do seu carro usado. Acesse Webmotors Serviços
Mas, afinal, por que os carros blindados usados são mais baratos que os modelos originais?
O maior custo de manutenção é o principal motivo para a desvalorização dos blindados em relação aos carros sem a proteção balística, uma vez que os consumidores terão gastos adicionais. Cabe ao interessado colocar na ponta do lápis os gastos que terá e o quanto a menos irá pagar no veículo par entender se o desconto compensa.
O processo de blindagem desmonta praticamente todo o veículo para realizar adaptações para que sejam instaladas as proteções na carroceria e os vidros mais grossos. O resultado é um considerável acréscimo de peso, que acaba acentuando o desgaste dos componentes do carro. Em um sedã médio, por exemplo, o material da blindagem adiciona cerca de 180 kg ao veículo.
Os conjuntos de suspensão e de freios são os mais afetados, pois não são projetados para suportar o peso extra da blindagem. Com isso, a frequência de manutenção e a troca de peças aumenta.
Além disso, há o risco de delaminação dos vidros blindados mais antigos. Isso acontece quando as camadas de policarbonato ou vidro se descolam, processo que provoca bolhas, perda de transparência e comprometimento da capacidade de proteção contra disparos de armas de fogo. E a substituição dos vidros danificados costuma ser bem cara. Ao considerar que um automóvel tem capacidade de carga de 400 kg (com a soma dos pesos de passageiros, bagagem, combustível e fluidos), em média, o peso da proteção também influencia bastante no consumo e no desempenho. Quanto mais pesado o carro, mais combustível vai consumir para precisar se deslocar.
No entanto, modelos equipados com motores com mais torque, como picapes e SUVs a diesel, por exemplo, não sofrem tanta perda de performance.
Como a segurança é o principal fator para quem busca um veículo blindado, é preciso ter em mente que o veículo não terá o mesmo desempenho, consumo e comportamento dinâmico de um modelo semelhante sem a proteção balística.
Dicas para a compra de um carro blindado usado
1. Documentação não precisa mais de autorização do Exército
Antes de procurar por um blindado usado, é preciso ficar atento à documentação. Com a Lei 14.071/2020, o processo ficou mais simples. Agora, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não exige mais o documento ou autorização para a realização de registro ou licenciamento. Além disso, a legislação excluiu a necessidade de autorização do Exército Brasileiro para a blindagem de veículos.Entretanto, segue válida a exigência do Certificado de Segurança Veicular (CSV) e da inspeção, feita por órgão ou entidade de metrologia legal, para a emissão do Certificado de Registro de Veículo (CRV).
2. Verifique se o serviço foi feito por blindadora ativa
Esse detalhe é importante, pois a blindagem de muitos carros mais antigos em circulação foi feita por empresas que não estão mais em atividade. Isso pode trazer problemas em eventual necessidade de manutenção, como a troca de um vidro delaminado, por exemplo.3. Veja se a blindagem está em boas condições
Faça uma inspeção no veículo, com atenção especial para o estado dos vidros, que podem apresentar a chamada delaminação, que é o desprendimento de uma ou mais camadas que compõem a peça, com formação de bolhas de ar. A delaminação não significa necessariamente que o vidro está comprometido, mas o ideal é que um especialista avalie a extensão do dano - capaz de prejudicar a proteção balística e a visibilidade do motorista.Se um ou mais vidros estiverem em más condições, o indicado é substituí-los. Existem serviços de recuperação por autoclave, com valores mais acessíveis e que utilizam calor e vácuo. Porém, há o risco de a peça trincar e ser condenada. Também verifique se os vidros estão bem encaixados nos trilhos das janelas.
4. Confira o estado dos acabamentos internos e da suspensão
Para receber a blindagem, o veículo precisa ser desmontado por dentro, de forma que a empresa instale a proteção balística sob a lataria. A proteção é feita predominantemente de manta de aramida, mas algumas partes da cabine recebem a aplicação de aço. Portanto, tenha atenção especial com os encaixes dos painéis das portas, painel e outros revestimentos, em busca de folgas e eventuais ruídos.Verifique também a condição das suspensões, que são mais exigidas por conta do peso extra da blindagem. A proteção acrescenta, em média, entre 120 kg e 200 kg, de acordo com o modelo.
Um teste-drive pode ajudar a descobrir barulhos de peças de acabamento mal encaixadas e se componentes dos freios e da suspensão estão condenados.
Comentários