Mas por qual motivo isso acontece? A explicação, acredite, é simples. A resposta está no valor do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que aumentou sucessivamente em São Paulo. Até o final do ano passado, essa alíquota era de 12%. Em janeiro deste ano, passou a 13,3%. E em abril, saltou para 14,5%. E essa variação aconteceu somente no Estado de São Paulo.
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Valor do carro zero km em SP
Vamos fazer uma conta básica para explicar. Imagine um carro zero km que custe exatos R$ 100 mil. Desse montante, hoje em dia, R$ 14.500 é só para o ICMS - até janeiro o valor era R$ 12 mil. Explicação desse reajuste, de acordo com o Governo Estadual, está no "equilíbrio das contas públicas" necessário devido à "elevação de gastos" e da "queda de arrecadação" motivada pela pandemia da covid-19.Vamos citar dois exemplos na prática:
A renovada Fiat Toro, na versão Endurance, de entrada e com motor 1.8 flex, na maioria dos estados brasileiros custa R$ 117.990. Em São Paulo, sai por R$ 121.909. Mas isso não acontece somente com carros reformulados recentemente: um Jeep Renegade Standard, de entrada, em Belo Horizonte (MG), custa R$ 92.990 - em SP, o valor sobe para R$ 96.084.
Mas não é só isso
A pandemia afetou o mundo inteiro e grandes metrópoles, como SP, foram muito mais abaladas que cidades menores - na opinião de especialistas.A falta de componentes - como a crise dos chips que afeta a GM, por exemplo - prejudica a produção e por consequência atrapalha o rendimento de lojas e fornecedores. Isso resulta em demanda maior que oferta. E aí entra a lei básica da oferta e da procura: os preços sobem.
Esse argumento pode ser endossado por São Paulo, pelo fato de a Estado economia ser o maior do país, mas vale para todo o país.
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