Preços da Fiat foram os que mais subiram em 2005

  1. Home
  2. Bolso
  3. Preços da Fiat foram os que mais subiram em 2005
Auto Informe
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

- A Fiat foi a empresa que mais aumentou os preços dos seus carros este ano. Na média, os veículos da marca ficaram 9,6% mais caros de janeiro a agosto. E alguns carros, como o Fiorino e o Mille, tiveram aumentos ainda maiores. A versão furgão 1.3 fire do Fiorino subiu 11,4%% nos oito primeiros meses do ano e o Mille teve aumento de 10,7%.

É verdade que a Fiat tem o carro mais barato do Brasil, o Mille, e que ele teve um crescimento de 31% nas vendas este ano, mas a análise do aumento dos preços das fábricas mostra que nem sempre o reajuste menor atrai compradores.

Apesar de ter operado os maiores aumentos entre todas as marcas que atuam no Brasil, a Fiat foi a empresa que mais cresceu em vendas este ano. A participação no mercado interno subiu de 22,1% em 2004 para 23,9% no período de janeiro a agosto de 2005.

Por outro lado, os reajustes menores aplicados pela GM não resultaram em maiores vendas para a empresa. Ao contrário: a despeito do aumento médio de 4,5% nos preços dos seus produtos este ano a GM perdeu participação no mercado, caindo de 23,04% em 2004 para 20,5% no acumulado de janeiro a agosto de 2005. Outra marca que apresentou queda de vendas este ano também não está entre as que mais subiram os preços: a Renault aplicou um reajuste médio de 7,7% nos seus produtos.

A VW foi a marca que teve o segundo maior reajuste do ano: seus carros tiveram um aumento de 8,9% no preço de tabela. A seguir vêm a Honda, com aumento de 7,97% de janeiro a agosto, a Renault, com 7,71% e a Toyota, cujos preços subiram 7,68% no período.

A Audi, que fabrica o A3, foi a marca que aplicou o menor reajuste nos seus produtos. Na média, a marca alemã teve um reajuste oficial de 2% até agora. E confirmando a dissonância entre preço e vendas, o Audi A3 foi um dos modelos brasileiros com maior queda de vendas em 2005. Nos primeiros oito meses do ano foram vendidos 3.139 unidades, 25% a menos do que no mesmo período do ano passado.
___________________________________
E-mail: joelleite@autoinforme.com.br

Joel Leite é diretor da agência de notícias especializada no setor automotivo AutoInforme. Produz e apresenta o quadro sobre automóveis no programa Shop Tour e fornece informações para vários veículos de comunicação. É especialista no mercado de automóveis desde 1984, quando começou no Jornal do Carro do Jornal da Tarde. Joel é formado em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero e pós-graduado em Comunicação e Semiótica

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors