Produção de veículos tem queda de 16,8%, diz Anfavea

Projeção para 2014 é de retração de 10% em comparação a 2013
  1. Home
  2. Bolso
  3. Produção de veículos tem queda de 16,8%, diz Anfavea
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

IMAGE

A produção de veículos no Brasil registrou forte queda de 16,8% no primeiro semestre do ano em comparação ao mesmo período do ano passado, revelou a Associação das Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), nesta segunda-feira, em São Paulo. Em 2013 foram fabricados 1,88 milhão de unidades contra somente 1,57 milhão de janeiro a junho deste ano.

A queda no mercado automotivo é justificada, de acordo com Luiz Moan, presidente da entidade, por diversos fatores, entre eles o de o mês de junho ter tido menos de 17 dias de produção. Outro fator importante é que muitas marcas deram férias coletivas aos funcionários no período de Copa do Mundo. O primeiro semestre também foi prejudicado pelo grande número de feriados durante a semana – além do Mundial.

Junho foi um dos mais complicados para a produção de automóveis de passeio, comerciais leves, caminhões e ônibus, com queda  preocupante de 33,3% em relação ao mesmo mês do ano passado – 323,9 mil contra apenas 215,9 mil. Para se ter uma ideia, em comparação a maio deste ano o encolhimento foi de 23,3%.

Com o fechamento do primeiro semestre em forte queda, a Anfavea refez as previsões para o ano. Agora, a associação aponta retração acentuada de 10,4% - em janeiro, os números apontavam para retração leve de 1,4%. A diminuição das vendas também deverá ser maior do que o imaginado pelos especialistas, saltando de 1,1% para 5,4% - sempre em comparação a 2013.

Comentários

Ofertas Relacionadas

logo Webmotors